Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos lucram e 77% dos brasileiros endividados devem cartão de crédito

0

Mesmo diante do crescimento das Fintechs, o Brasil tem uma das mais altas concentrações bancárias do mundo inteiro. Isso faz com que os bancos tenham lucros estratosféricos. Somente no ano passado, o lucro líquido dos cinco maiores bancos (Bradesco, Itaú, Santander, Caixa e Banco do Brasil) totalizou R$ 77,4 bilhões, ou 33,5% a mais que em 2016, de acordo com estudo do Dieese. Em contraste, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 77,4% dos endividados tem dívidas concentradas no cartão de crédito.

Leia também:

Golpe de página falsa do Banco Inter promete aumento de limite do cartão de crédito.

5 cartões de crédito com as menores taxas, de acordo com a Proteste

Bancos lucram e 77% dos brasileiros endividados devem cartão de crédito

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apurada pela Confederação Nacional do Comércio, mostra que o percentual de famílias com dívidas se manteve estável em 60,7% no mês de outubro.

Entretanto, o que preocupa é o tipo de dívida em que as famílias mais encontram-se endividadas neste momento. Nada menos do que 77,4% das famílias endividadas têm dívidas no cartão de crédito. Esta é uma das modalidades de crédito com a maior taxa de juros do mercado. Logo em seguida aparecem os carnês com 14,5%, financiamento de veículos (10,1%) e financiamento imobiliário (9,6%).

Confira logo a seguir um infográfico com as informações completas, extraído do site da CNC – Confederação Nacional do Comércio.

Ao mesmo tempo, na maior parte dos endividados com renda até dez salários mínimos, 78,3% tem dívidas com o cartão de crédito. Em comparação a quem possui renda acima de dez salários mínimos, este percentual é reduzido para 739,9%

Ainda conforme a pesquisa, tivemos uma considerável redução nas famílias que se declararam muito endividadas, que diminuiu de 13,3% em setembro para 12,9% em outubro.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC, e os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, considerando cerca de 18 mil consumidores. Caso você queira conferir na íntegra, entre neste link.

Gostou da notícia?

Siga-nos em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários
Carregando...