Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que os bancos negam crédito para quem tem 18 anos ou pouco mais?

Ao solicitar um empréstimo ou mesmo cartão de crédito, são inúmeros os fatores analisados pela financeira para determinar se você é um bom pagador ou se há chance de inadimplência. O score do consumidor é um dos pontos desta análise. Basicamente, trata-se de um “histórico” do indivíduo, com base em todas as suas contas e possíveis dívidas, salário, gastos e muito mais. A partir de todos estes dados, atribui-se uma nota a cada pessoa. Consequentemente, quanto maior for o seu score, melhor pagador é, e maior a chance de ter seu crédito aprovado. Dentre os fatores analisados para tal pontuação, está a idade. Por isso, você sabia que pessoas com 18 anos ou menos, tendem a ter maior dificuldade de conseguir tais benefícios? A seguir, vamos elencar alguns dos motivos disso.

Leia também:

Itaú lança cartão Itaucard sem anuidade.

Sindicatos ameaçam tirar reajuste salarial de trabalhadores que não pagam contribuição.

Financiar uma casa ou alugar? Qual é a melhor opção?

Por que os bancos negam crédito para quem tem 18 anos ou pouco mais?

1) Não tem histórico financeiro

Levando em conta o conceito explicado anteriormente de score, é necessário que o consumidor já tenha realizado compras anteriormente e tenha uma renda fixa. Imagine um indivíduo de 18 anos, que dificilmente teve acesso a dinheiro antes, e com toda certeza nunca fez nenhuma compra de maior valor. Com isso, os bancos não têm onde analisar o histórico, e este é um dos motivos para negarem crédito a este público. Ou seja, ele não possui movimentação financeira.

2) Ausência de renda própria

Com as diversas oportunidades existentes de ingressar no ensino superior, a maioria dos jovens faz 18 anos e continua estudando. Para que isso seja possível, os pais costumam bancar as despesas ou são feitos estágios, que tendem a pagar baixíssimos salários. Sendo assim, o consumidor tende a não ter renda, ou ainda receber mínimos valores, que não dão garantia de que o mesmo terá condição de pagar por um empréstimo ou a fatura do seu cartão de crédito.

3) Podem ser “usados” pelos pais ou familiares

Uma situação muito comum é os pais terem o nome sujo, e então utilizarem o nome dos filhos para realizar novos empréstimos ou solicitar crédito. Para você pode parecer inacreditável, mas frequentemente acontece.

Qual a solução?

Levando em conta todos estes fatores, pode-se dizer que o público de 18 anos é de grande risco para as financeiras, e, portanto, torna-se difícil conseguir benefícios nesta idade. Recomenda-se que os jovens sempre informem renda (quando houver). Além disso, que busquem bancos que forneçam cartões de crédito com limites baixos, ou mesmo empréstimos de pequenas quantidades.

Com o tempo, obviamente que os limites tendem a aumentar. E claro, ser um bom pagador é um ponto fundamental para manter sempre o score alto. Portanto, colocar as contas das concessionárias no nome, movimentar contas em bancos e começar a usar cartão de crédito, mesmo com baixo limite pode ajudar nessa jornada de ter crédito aprovado.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.