Bancos voltam a oferecer empréstimo consignado do BPC; veja as taxas de juros
Instituições voltam a liberar o consignado do BPC para os clientes. Clique para conhecer as características dessa linha de crédito!
Depois de um ano fora do mercado, os bancos e instituições financeiras voltaram a oferecer o empréstimo consignado do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesse caso, a taxa de juros para essa operação é menor do que em outras linhas de crédito pessoal.
Na última segunda-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela legalidade do consignado do auxílio. Com isso, na mesma semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou quais seriam as regras para esse serviço.
Assim, essa linha de crédito pode comprometer até 35% do benefício, sendo que 30% referem-se ao empréstimo e os outros 5% ao cartão de crédito ligado à operação que os bancos oferecem para os seus clientes.
Taxas de juros do consignado do BPC
O BPC é um benefício que o governo paga aos idosos e pessoas com deficiência que não tem condições financeiras de se manter. Dessa forma, essa modalidade de empréstimo seria um serviço de crédito em que o banco desconta as parcelas diretamente do pagamento das pessoas.

Como o INSS é o responsável por fazer o pagamento, é ele que determina, portanto, as regras dessa operação. Por exemplo, o teto da taxa de juros que as instituições financeiras podem cobrar dos seus clientes.
Então, a taxa de juros limite para o consignado do BPC é de 1,91% ao mês para o empréstimo e 2,83% para o cartão. Além disso, essa linha de crédito pode ter até 84 parcelas, ou seja, 7 anos.
Veja também:
Quanto os bancos cobram?
De acordo com as regras do consignado do BPC, os bancos podem cobrar taxas de juros iguais ou menores do que o teto. Atualmente, 5 instituições estão oferecendo esse produto com os seguintes juros mensais:
- Banco do Brasil: de 1,76% até 1,89%;
- Itaú: 1,91%;
- Mercantil: 1,91%;
- C6 Bank:1,91%.
O Bradesco possui essa linha de crédito, mas não divulgou a sua taxa de juros. Além disso, o Mercantil é o único que trabalha com o cartão consignado, sua taxa mensal é de 2,83%.
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com