Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bandeira tarifária verde segue no mês de junho, afirma a Aneel

Deve permanecer no mês de junho, a bandeira tarifária verde para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), segundo decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dessa forma, ainda se deve evitar a cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É provável que você também goste:

Tarifa Social de Energia: confira se você tem direito ao desconto na conta de luz

Consumidor poderá escolher qual empresa será sua fornecedora de energia elétrica

Bandeira tarifária verde segue no mês de junho, afirma a Aneel

Em suma, as bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Aneel. Elas refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas se dividem em níveis para indicar quanto custa para o SIN, gerar energia usada pela população nas suas casas, estabelecimentos comerciais e industriais.

A bandeira verde significa que o cidadão não deve sofrer nenhum tipo de adição na conta de luz. Porém, quando ocorrer a bandeira vermelha ou amarela, a conta de luz deve sofrer acréscimos. Os mesmos podem variar de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

Até o mês de abril de 2022, havia a aplicação da Bandeira Escassez Hídrica. A partir desse mês, a Aneel autorizou a bandeira verde, já que havia boas condições de geração de energia.

Economizar energia muda a cor da bandeira?

Não. Ocorre a definição da bandeira tarifária todos os meses, e se aplica a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional – SIN (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte). Sendo assim, mesmo que você redução o seu consumo de energia, pode acabar sofrendo com a alta da conta. Contrário a isso, no caso da bandeira verde, não há cobrança.

Apesar disso, é importante mencionar que economizar energia é uma boa atitude. Dessa forma, você contribui para a diminuição dos gastos de geração de energia do sistema.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com