Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central cria iniciador para facilitar a operação de pagamento via Pix

O iniciador vai processar a transação de pagamento de um cliente de uma loja, por exemplo, e o recebimento do valor pelo estabelecimento.

Na última quinta-feira (22), o Banco Central (BC) lançou a regulamentação do serviço de iniciador de transação de pagamento do Pix. Ou seja, a intenção do BC é facilitar a operação de pagamento via Pix. Essa novidade vai ser útil, em especial, para o comércio eletrônico. 

Banco Central cria iniciador para facilitar a operação de pagamento via Pix

O iniciador vai atuar como um intermediário que recebe a autorização do usuário para fazer as transações entre as duas instituições. Ou seja, ele vai ter a função de processar a transação de pagamento de um cliente de uma loja, por exemplo, e o recebimento do valor pelo estabelecimento.

Em outras palavras: você entra em uma loja online, e ao fechar o pedido, escolhe o Pix como uma forma de pagamento. Assim, o iniciador vai pedir ao seu banco que transfira o valor da compra da sua conta, via Pix, para a conta da empresa. Dessa forma, o comprador não vai precisar ler um QR Code com o celular para fazer o pagamento. 

De acordo com o BC, as instituições com autorização vão poder realizar esse tipo de serviço, e atuar como iniciadoras. Além disso, as instituições de pagamentos que participam do Pix, e oferecem contas que aceitam essa transação, também podem atuar como iniciadoras. Entretanto, precisam estar certificadas no âmbito do open banking. 

Por fim, o BC afirma em nota, que “o serviço de iniciação de transação de pagamento no Pix busca facilitar ainda mais a realização de pagamentos e transferências com o Pix, aumentar a competição, fortalecer o uso, nos casos que envolvam empresas, especialmente no comércio eletrônico.”

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com