Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família em PÂNICO com pente-fino, confira!

Após pente-fino do Bolsa Família, houve o bloqueio de cerca de 8,4 milhões de benefícios ao longo de 2023. Saiba mais!

Entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, houve a remoção de cerca de 840 mil famílias do Bolsa Família. Assim, a medida faz parte de um processo de revisão de cadastros que teve início quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse da presidência da República.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pelo Bolsa Família, afirma ter bloqueado cerca de 8,4 milhões de benefícios ao longo de 2023. Assim, posteriormente, houve o cancelamento desses benefícios. Veja mais detalhes!

Pente-fino do Bolsa Família

Portanto, essa ação, conhecida como pente-fino do Bolsa Família, consiste na verificação de potenciais irregularidades nas informações prestadas pelos cidadãos por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Assim, o ministro responsável pela pasta, Wellington Dias (PT), apontou a averiguação como uma das prioridades para 2024, junto com as ações para inclusão das famílias beneficiadas no mercado de trabalho.

Dessa forma, o bloqueio do Bolsa Família ocorre em casos de inconsistência de renda ou composição familiar. Além disso, cadastros que não passam por atualização há mais de dois anos também são passíveis de exclusão do programa social. Dias destacou que o enfoque do governo em 2023 foi em registros de famílias unipessoais, ou seja, famílias com uma única pessoa.

Pessoa segurando um cartão do Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Volta ao programa social

No entanto, embora muitas famílias temam o processo de pente-fino do Bolsa Família, o ministro ressalta que, desde que o cadastro esteja atualizado e os critérios de elegibilidade sejam cumpridos, o benefício não é retirado. Assim, aqueles que tiverem o auxílio bloqueado podem, inclusive, reverter a situação. 

Veja também:

Gigante em Apuros! Starbucks é Investigado por Esconder Dívidas e Forjar Documentos!

Dessa forma, de acordo com Dias, quando o beneficiário resolve o problema que levou ao bloqueio do benefício, a família volta a receber os repasses do Bolsa Família normalmente. Enfim, juntamente com a Controladoria-Geral da União (CGU), o MDS tem atuado para que o Bolsa Família chegue a quem realmente precisa.

Imagem: rafapress / shutterstock.com