Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família são convocados para sacar parcelas ‘esquecidas’; confira a lista

Os beneficiários do Bolsa Família que não efetuaram o saque das parcelas “esquecidas” podem perder seus benefícios. Veja mais!

Os brasileiros beneficiários do Programa Bolsa Família possuem parcelas pendentes para retirada. As quantias esquecidas nas contas bancárias são referentes ao programa e seus beneficiários estão sendo convocados para resgatá-las. Continue a leitura para entender melhor essa situação e verificar se esse é o seu caso.

O Bolsa Família é um programa destinado para aqueles que necessitam de recursos básicos para atender suas demandas e de suas famílias. Então, é surpreendente descobrir que muitas dessas parcelas do benefício estão esquecidas.

Cancelamento do Bolsa Família por falta de saque

Conforme dito acima, cada parcela do Bolsa Família tem um prazo de validade. Além da desatualização cadastral, irregularidades e renda acima da declarada, a falta de saque também pode fazer com que o governo cancele os pagamentos.

Quando o governo municipal divulga que há parcelas “esquecidas” disponíveis, os usuários devem regularizar a situação o quanto antes. No caso de Mata de São João, a lista mostra não só os nomes dos beneficiários, mas também a qual mês a parcela se refere e o Número de Identificação Social (NIS).

Cartão do Bolsa Família e dinheiro na mão de mulher
Imagem: Joa Souza/shutterstock.com

Quais os prazos para o saque do recurso do Bolsa Família?

O recurso deve ser sacado em um prazo de 120 dias. Na cidade de Mata de São João, no estado da Bahia, por exemplo, cerca de 300 beneficiários foram convocados a retirar o benefício que está acumulando nas contas desde maio.

Dessa maneira, o governo determinou este prazo para a retirada. Se não for respeitado, o benefício será cancelado. Isso ocorre por diversos motivos como desatualização do cadastro posterior a 2 anos, alterações nas informações prestadas, falta de frequência escolar das famílias com filhos e o não saque das parcelas do benefício.

Acompanhamento das parcelas através do aplicativo do programa

Atualmente, além das agências da Caixa, os beneficiários do Bolsa Família podem conferir informações sobre as parcelas por meio do aplicativo do programa (disponível para Android e iOS). Outrossim, aqueles que se encontram na lista divulgada pela Prefeitura de Mata de São João podem verificar os detalhes no app.

Veja também:

Melitta está oferecendo 2kg de café mais duas canecas por R$ 49? Confira

Ademais para facilitar a retirada, o governo permite o saque do benefício mesmo quando o usuário não possui cartão. Nesse caso, a retirada ocorre através do Caixa Tem (Android e iOS), no qual a pessoa deve gerar um código para sacar em um caixa eletrônico ou casa lotérica.

Imagem: Adao/shutterstock.com