Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do BPC têm novo prazo para inscrição no CadÚnico; confira

Novo prazo para inscrição de beneficiários do BPC no CadÚnico. Evite a suspensão do benefício. Saiba mais detalhes!

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) anunciou um novo prazo para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) realizarem a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, esta medida visa garantir que todos os beneficiários estejam devidamente cadastrados para continuar recebendo seus benefícios.

Em síntese, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa do governo federal brasileiro que garante um salário mínimo mensal às pessoas idosas e às pessoas com deficiência de baixa renda. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda familiar per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo (R$ 353). Veja mais detalhes!

Importância do CadÚnico

Portanto, o CadÚnico é uma ferramenta essencial para a identificação e inclusão das famílias de baixa renda nos programas sociais do governo. Assim, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para a concessão do BPC, pois permite ao governo monitorar e gerenciar a distribuição dos benefícios de maneira mais eficiente.

Dessa forma, o novo prazo para que os beneficiários do BPC se inscrevam no CadÚnico foi estendido, proporcionando mais tempo para que todos possam regularizar sua situação. Esta medida é de extrema importância, pois aqueles que não se inscreverem dentro do prazo estipulado correm o risco de ter seus benefícios suspensos.

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Suspensão do BPC

Diante disso, os beneficiários que não realizarem a inscrição no CadÚnico dentro do prazo estabelecido poderão ter o pagamento do BPC suspenso. Dessa forma, é fundamental que todos os beneficiários regularizem sua situação para evitar a interrupção do benefício, que é essencial para muitas famílias brasileiras.

Por fim, para realizar a inscrição no CadÚnico, os beneficiários do BPC devem seguir os seguintes passos:

  • Documentação necessária: Reunir documentos pessoais e dos membros da família, como CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho e comprovante de residência;
  • Agendamento: Procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para agendar o atendimento;
  • Preenchimento do formulário: Comparecer ao CRAS na data agendada para preencher o formulário de inscrição com o auxílio de um assistente social.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com