Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefícios do INSS: quanto tempo de contribuição é necessário para ter direito?

Você sabia que, para alguns benefícios do INSS, é necessário um tempo mínimo de contribuição? E não é apenas para a aposentadoria. Confira!

Se você deseja receber um benefício do INSS, saiba que existe um período de contribuição necessário para ter acesso a alguns desses auxílios. 

Lembrando que, para trabalhadores autônomos, existem hoje dois tipos de contribuição: aquela que desconta um total de 20% do salário e aquela paga 11% sobre o salário mínimo. 

Contudo, seja qual for a sua escolha, é necessário cumprir o chamado período de carência, ou seja, o tempo de contribuição necessário para ter direito a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, por exemplo. Então, para saber mais sobre o assunto, confira o texto completo a seguir!

Tempo de contribuição mínimo para solicitar benefícios do INSS

Assim, entre os principais benefícios do INSS, estão as aposentadorias por tempo de contribuição, por idade e por invalidez, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros auxílios. Mas qual é a carência necessária para solicitar cada um deles?

Em geral, no caso da aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, são necessários 180 meses de contribuição. Já para a aposentadoria por invalidez e para o auxílio-doença, o INSS pede que o beneficiário tenha feito, no mínimo, 12 contribuições.

Quanto ao salário-maternidade, um direito concedido durante a licença-maternidade, o tempo mínimo de contribuição é de 10 meses. No caso do auxílio-reclusão do INSS, essa carência sobe para 24 meses. 

Benefícios que não exigem tempo mínimo de contribuição

  • Pensão por morte e auxílio-acidente; 
  • Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho; 
  • Salário-maternidade para empregadas domésticas ou trabalhadoras avulsas; 
  • Auxílio para reabilitação profissional;
  • Outros benefícios pagos a segurados especiais (exceto aposentadoria por tempo de contribuição).

Por fim, em caso de dúvidas, você pode conferir seus dados no portal Meu INSS, para ter certeza de que possui o tempo de carência necessário para solicitar um benefício.

No caso de aposentadoria por idade ou contribuição, confira todas as mudanças de regras aplicadas agora em 2023 pelo INSS. Se preferir, procure um advogado ou especialista para ajudá-lo em todo esse processo.

Crédito exclusivo para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: rafapress/shutterstock.com