Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do auxílio emergencial pode forçar antecipação de 2 benefícios em 2021

0

Sem uma expectativa quanto ao fim da pandemia e as incertezas sobre a vacina, a economia brasileira ainda enfrenta dificuldades para se recuperar. Portanto, agora o governo está preocupado com o impacto do fim do Auxílio Emergencial para o país.

Dessa forma, com o fim do benefício, a equipe econômica do governo analisa  a possibilidade de antecipar ao menos dois benefícios em 2021:

  • o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS;
  • e o pagamento do abono salarial.

Com isso, o objetivo do governo é garantir uma retomada econômica sustentada, até o país alcançar a imunização da população. Até agora, não existem datas definidas para o início da vacinação.

Além disso, essa antecipação também serviria como um plano de contingência, caso o índice de isolamento social aumente com o avanço da pandemia. 

É provável que você também goste:

Atenção: hoje é o último dia para evitar o cancelamento do Bolsa Família 2021

Proposta pode converter Bolsa Família em 3 novos benefícios

Fim do Auxílio Emergencial? Confira 22 benefícios que você pode receber

De acordo com o que o ministro da Economia – Paulo Guedes, afirmou na semana passada, a antecipação dos benefícios e o adiamento dos impostos em 2021 não foram descartados pelo governo.

“Não descartamos usar ferramentas que temos, dentro do teto, completamente dentro do teto, e que inclusive usamos antes mesmo da PEC de Guerra. Temos capacidade de antecipar benefícios, diferir arrecadação. Temos várias ferramentas que nos vão permitir calibrar essa aterrissagem da economia ali na frente”, disse Guedes durante audiência pública virtual.

Governo deve antecipar 13º salário em 2021

Dessa forma, agora, a partir de 2021 e nos próximos anos, o pagamento da 1º parcela do 13º salário do INSS vai acontecer somente no mês de agosto.

Com isso, o recebimento do 13º salário deve acontecer juntamente com o pagamento do benefício de aposentados no mês correspondente.

Veja que condições dão direito à antecipação:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio reclusão.

Confira o calendário de benefícios 2021

Por fim, quem recebe benefício do INSS pode verificar a data de pagamento ao longo do ano, ou apenas quando precisará comparecer a uma agência bancária para sacar o dinheiro.

Para isso, o INSS divulgou a tabela completa com os dias exatos. Assim, as datas de pagamento variam de acordo com o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito.

Além disso, em primeiro momento, receberão os beneficiários que ganham até um salário mínimo. Em 2020, o piso nacional foi de R$ 1.045. Para 2021, a previsão é que o salário mínimo seja de R$1.100. As pessoas que ganham mais recebem em datas diferentes.

Confira abaixo as datas:

Calendário de pagamento de benefícios de 2021
Fonte: Agência Brasil

Enfim, gostou da matéria?

Então, para ler mais, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Além disso, é importante lembrar que fazemos lives em todas as plataformas, todos os dias, às 20h. É só colar lá!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Comentários
Carregando...