Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BIA do Bradesco liga para os clientes ou é golpe? Entenda

Saiba se a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, liga para clientes. Mantenha-se seguro e proteja suas informações financeiras!

O mais novo golpe que veio à tona nas últimas semanas vem fazendo uso ilícito da BIA Bradesco, assistente virtual inteligente, para cometer fraudes.

Segundo relatos, os golpistas estão realizando ligações fraudulentas se passando pela assistente. Na chamada, informam os clientes sobre uma transação suspeita que supostamente ocorreu em sua conta.

Nesse contexto, é importante notar que a assistente BIA não realiza ligações telefônicas, seu contato é apenas via aplicativo WhatsApp. Saiba mais!

Golpistas tentam aplicar fraude via Pix

Fcahada do Banco Bradesco
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Várias pessoas relataram nas redes sociais recebendo ligações fraudulentas da BIA Bradesco. Algumas dessas pessoas têm compartilhado suas experiências tentando alertar outras para o golpe. Segundo um dos relatos, o golpista pediu para que a pessoa teclasse “1” para não reconhecer um Pix de R$ 2.5 mil.

O Bradesco enfatizou que a instituição não entra em contato com clientes pedindo senhas, atualizações de sistemas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto.

Além disso, para medidas de segurança, caso haja qualquer suspeita de mensagem fraudulenta, o banco orienta que o cliente encaminhe para o canal de denúncias.

Bradesco reforça orientações de segurança

Adotando medidas preventivas contra golpes e fraudes via Pix, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), faz contato com o cliente por WhatsApp para confirmar a operação, caso uma transação fique retida para análise de segurança. No caso de desconhecimento da operação por parte do cliente, o Pix é cancelado.

A conta oficial da BIA Bradesco no WhatsApp possui um selo de verificação e o contato é realizado apenas por mensagem de texto. A assistente virtual jamais entra em contato por ligação telefônica, conforme alerta o banco.

Veja também:

Talvez você tenha direito a isenção total do IPTU; confira

O Bradesco também informa que realiza campanhas de conscientização e trabalha em parceria com a Febraban e empresas de telecomunicação para minimizar esse tipo de fraude.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com