Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Talvez você tenha direito a isenção total do IPTU; confira

Muitos brasileiros podem conseguir a isenção total do IPTU. Saiba mais informações e veja quem são eles por aqui!

Uma ótima notícia para diversos contribuintes brasileiros! Muitas dessas pessoas podem conseguir isenção total no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Trata-se de uma medida da cidade de Rio Preto (SP) aos seus moradores idosos.

Esse é um projeto do vereador Cabo Júlio Donizete (PSD). Segundo o vereador, a carga tributária para os idosos é alta, tendo em vista que muitos aposentados e pensionistas já enfrentam dificuldades financeiras com gastos em saúde e cuidados pessoais. Continue a leitura!

Projeto em Rio Preto propõe isenção total do IPTU para idosos

isenção de imóveis IPTU
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Atualmente, os idosos da cidade têm direito a um desconto de 50% no valor do imposto. Contudo, com a aprovação do projeto, eles poderiam ter a isenção total da cobrança do IPTU.

Sendo assim, o projeto de lei propõe a alteração de uma Lei Complementar de 1998 que teve a sua modificação pela última vez em 2014. A nova proposta visa ampliar o benefício dos idosos em relação ao IPTU, concedendo uma isenção total do imposto.

Quais são as condições para receber a isenção conforme o projeto?

A proposta, entretanto, estabelece alguns critérios para que os idosos tenham como benefício a isenção total do IPTU. Serão considerados beneficiados aqueles que possuem apenas um imóvel de uso residencial e sejam proprietários do mesmo.

Além disso, para ter direito à isenção do IPTU, o idoso deve possuir renda de até dois salários mínimos. O benefício pode se estender para cônjuges ou companheiros, mesmo que não sejam casados legalmente, desde que o tempo de convivência esteja dentro do estabelecido por lei específica.

Veja também:

Pedágio sem cancela: afinal, por que a cobrança ainda não está mais barata?

Vale lembrar que a proposta ainda está em discussão e deverá passar por aprovação na Câmara de Vereadores antes de ter a sanção do prefeito. Portanto, até o momento, a regra vigente é de que os idosos possuem direito ao desconto de 50% do valor do IPTU.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com