Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bitcoin: Regulação no Brasil será primeiro como investimento, entenda

Anúncio foi feito pelo presidente do Banco Central

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou que deve regular o Bitcoin em breve como meio de pagamento. Porém, antes, a prioridade é reconhecer o ativo como investimento. O anúncio foi feito pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Em agosto de 2021, ele já havia sinalizado que o Banco Central e a CVM estudavam sobre a regulação do Bitcoin no Brasil.

Contudo, antes disso, em maio de 2021, Campos Neto também havia dito que “Regular o Bitcoin é irrelevante”. Ou seja, nos últimos cinco meses, o cenário no Brasil mudou bastante sobre o assunto. E, com isso, a autarquia deve fazer algo a respeito em breve.

Bitcoin: Regulação no Brasil será primeiro como investimento, entenda

Portanto, segundo Campos Neto, o Banco Central vai regular o Bitcoin como meio de pagamento, mas antes precisa ser visto como investimento. O Banco Central do Brasil já apresentou dados sobre a inflação no país, referente ao terceiro trimestre de 2021. A ideia era mostrar o que aconteceu e o que deverá acontecer no futuro, de acordo com seus modelos de previsão.

Por fim, segundo o presidente do Banco Central brasileiro, projetos sobre criptomoedas já estão em discussão. Mas o ativo tem sido muito mais utilizado como investimento, do que como “moeda” propriamente dita.

“Ou seja, os brasileiros estão usando muito este instrumento (Bitcoin) como veículo de investimento, mas lembrando que uma moeda tem uma função de meio de pagamento. Então, quando a gente olha o que tem acontecido com a criptomoeda enquanto meio de pagamento, tem crescido bem menos, bem pouco.”

Por fim, a consequência disso para o Banco Central do Brasil é que eles vão regular as criptomoedas como veículo de investimento em um primeiro momento. Após isso, eles deverão imaginar como regular o Bitcoin como meio de pagamento, de fato.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.