Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bitz, PicPay ou iti: qual carteira digital manda melhor no Reclame Aqui

Afinal, qual carteira digital manda melhor no Reclame Aqui?

0

As carteiras digitais estão em alta no Brasil. Isso muito se deve à sua praticidade e seus benefícios. E são tantas as funcionalidades que muitas vezes elas são confundidas com contas bancárias; mas não são. Se você quer aproveitar todas essas vantagens que as carteiras digitais oferecem, e a grande maioria é grátis, antes, é importante saber qual a melhor opção. E para isso, nada melhor do que analisar as reclamações dos clientes. Por isso, analisaremos a Bitz, PicPay e iti. Afinal, qual carteira digital manda melhor no Reclame Aqui?

Bitz no Reclame Aqui

Em primeiro lugar vamos falar da carteira digital Bitz, nos últimos 6 meses, a média de notas recebidas pelo Bitz no site Reclame Aqui é de 8.5/10, o que é considerado bom. O banco respondeu a 99.8% das reclamações, com um índice de solução de 91.1%, o que é excelente. Além disso, 71.2% dos consumidores atendidos dizem que voltariam a fazer negócio com a empresa.

E o Bitz está subindo na classificação dos clientes. A média em 2020 foi de 6.9, não tendo média em 2019, pois ainda não existia. O tempo de resposta média é de 2 dias e 9 horas. O banco contava com apenas 3 reclamações não respondidas no momento em que escrevemos este post.

Dentre os principais tipos de problemas reclamados pelos clientes do Bitz, destacam-se a propaganda enganosa e dificuldade no cancelamento, seguido por estorno de valor pago e dificuldades no cadastro. Já os produtos mais reclamados foram os pagamentos eletrônicos, aparelhos e conta.

PicPay no Reclame Aqui

O PicPay teve nos últimos 6 meses uma média de 6.4 de 10 pontos no Reclame Aqui. Com isso, a empresa é avaliada com a classificação “bom”. Além disso, respondeu 96% das reclamações, e o índice de solução é de 66.6%. Ademais, 53.9% dos clientes afirmam que voltariam a fazer negócio com o banco.

Ao levar em conta as médias dos anos anteriores, a carteira digital está em queda. Em 2019, a média no Reclame Aqui foi de 7.4 e 6.7 em 2020.

O tempo médio de resposta é de 22 dias e 18 horas, um tempo que podemos considerar longo. Ademais, o PicPay contava com 1659 reclamações não atendidas no momento em que escrevemos este post.

No que se refere aos principais problemas, a maioria das reclamações é sobre estorno do valor pago, seguido por problemas na finalização da compra, propaganda enganosa e mau atendimento do SAC.

Os produtos e serviços mais reclamados foram pagamentos eletrônicos, em primeiro lugar. Em segundo lugar, vem os aparelhos. Na ordem, seguem pagamentos e documentos e cartões de crédito. Já as categorias mais reclamadas foram meios de pagamentos eletrônicos, problemas com o site e cartões de crédito.

iti no Reclame Aqui

Terminamos nossa lista de carteiras digitais no Reclame Aqui com o iti, carteira digital do Itaú, que teve uma média de 7.9/10 na nota recebida pelos consumidores nos últimos 6 meses. A avaliação é considerada “bom”, mas está beirando o “Ótimo”.

A média do iti é muito boa nos últimos dois anos. Em 2019 a nota foi de 8.0 (ótimo) e em 2019 foi de 7.9 O tempo médio de resposta é de 4 dias e 4 horas. O iti contava com 95 reclamações não atendidas no momento em que escrevemos este post.

Além disso, o Bradesco respondeu a 97.4% das reclamações no Reclame Aqui, sendo que destas, o índice de solução foi de 78.9%. Já os consumidores que afirmaram poderem voltar a fazer negócio com a empresa foi de 73.9%.

Ademais, dentre as principais reclamações sobre a carteira digital no site, as maiores são sobre problemas na finalização da compra, seguido de dificuldade no cadastro, estorno do valor pago e propaganda enganosa.

Entretanto, no que se refere ao tipo de produto ou serviço, os mais reclamados foram pagamentos eletrônicos, seguido de aparelhos e conta. Já as categorias mais reclamadas foram meios de pagamentos eletrônicos, bancos e Internet Banking.

O melhor avaliado

Seja membro

Ao levar em conta a pontuação geral das 3 carteiras digitais, podemos perceber que o Bitz e o iti foram os que se saíram melhor no Reclame Aqui. O bitz fez 8.5 pontos, sendo classificado como “ótimo”. Logo após temos o iti com seus 7.9. Por fim vem o PicPay, um pouco atrás, com uma média de 6.4.

O mais rápido

Quando se trata do tempo necessário para a empresa responder a uma reclamação na plataforma, o Bitz novamente é o que se sai melhor entre as carteiras digitais desta lista. O tempo médio de resposta é de apenas 2 dias e 9 horas. O iti vem logo atrás, com uma média de 4 dias e 4 horas. Já o PicPay novamente foi o que se saiu pior, levando em média 22 dias e 18 horas para responder seus clientes.

Reclamações respondidas

Mais uma vez temos o Bitz na frente, com respostas a 99.8%% das reclamações. Logo atrás, novamente temos o iti, que respondeu a 97.4% de reclamações. Por fim, o PicPay também ficou em último lugar neste quesito, com um índice de 96% dos questionamentos de seus clientes respondidos.

Índice de solução

Quando consideramos as soluções às reclamações no Reclame Aqui, o Bitz ganha de lavada. A empresa conseguiu solucionar 91.1% das reclamações. Em segundo lugar temos novamente o iti, que resolveu 78.9% dos casos. E por fim, novamente vem o PicPay, com um índice de solução de 66.6%.

Clientes que voltariam a fazer negócio

Nesse quesito, ligado diretamente à satisfação dos clientes, especialmente com o atendimento prestado e a resolução do problema, podemos notar que dessa vez quem levou a melhor foi o iti. A carteira digital conseguiu fazer com que 73.1% dos clientes dissessem que voltariam a fazer negócio com a empresa. Logo atrás temos o Bitz, com 71.2%. Por fim, novamente o PicPay levou a pior, com apenas 53.9% dos clientes dizendo que voltariam a fazer negócio.

Bitz, PicPay ou iti: qual carteira digital manda melhor no Reclame Aqui?

Ficou bastante claro que o Bitz superou seus concorrentes na maior parte das comparações. Entretanto, devemos também levar em conta a quantidade de clientes atendidos. O Bitz, no momento em que escrevi este artigo, tinha um total de 1363 reclamações. O iti contava com uma soma de 3965 reclamações, e o PicPay com 43131.

Esses números refletem também a quantidade de clientes atendidos por cada uma das carteiras digitais. O PicPay tem atualmente mais de 55 milhões de clientes. O iti atingiu em maio deste ano a marca de 6 milhões. O Bitz atingiu recentemente a marca de 2 milhões de clientes. Portanto, é evidente que é muito mais difícil para o PicPay atender a essa quantidade de clientes do que o iti e o Bitz.

Ainda assim, não podemos esquecer que é obrigação das empresas terem mais cuidado com o serviço prestado. Portanto, o Bitz merece os parabéns pelo desempenho, assim como o iti.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sharaf Maksumov / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.