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Black Friday: maioria dos consumidores pretende se autopresentear

A pesquisa mostra que 84% dos brasileiros pretendem comprar produtos para si mesmo na Black Friday. Confira mais detalhes!

De acordo com o estudo original intitulado “A Black além da Black” realizado pela Spark, juntamente com a Mindminers, 56% dos brasileiros gostam de aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e Ano Novo. Já 40% compram durante a Black Friday e no mês seguinte ainda realizam compras para as próximas datas comemorativas. 

Além disso, o levantamento mostra que 45% dos entrevistados preferem fazer suas compras na Black Friday em lojas online, 18% em lojas físicas, 31% não tem preferência, pois depende de onde tiver boas promoções e 6% não tem preferência, pois depende da categoria do produto. Confira mais detalhes!

Black Friday para se autopresentear

Ademais, ao serem questionados para quem pretendem comprar produtos na Black Friday deste ano, as respostas foram:

  • Você: 84%;
  • Namorado(a) / esposo(a), etc.: 36%;
  • Filho(a) / enteado(a): 35%;
  • Pai / mãe / padrasto / madrasta: 30%;
  • Irmão / Irmã: 14%.

Dessa forma, com o orçamento mais apertado, cria-se a necessidade de se ‘autopriorizar’. A pesquisa também mostra que 74% dos entrevistados acreditam que a Black Friday deveria durar mais tempo.

Veja também:

58% das pessoas já compraram algum produto indicado por influenciadores

Mulher consulta tablet carregando muitas sacolas de compras, em uma das quais se lê "Black Friday".
Imagem: PopTika / shutterstock.com

Produtos mais desejados

Por fim, ao serem questionados quais categorias de produtos que pretende adquirir na Black Friday deste ano, as respostas foram:

  • Equipamentos eletrônicos: 49%;
  • Vestuário e acessórios: 46%;
  • Eletrodomésticos: 36%;
  • Beleza e cuidados pessoais: 34%;
  • Casa e decoração: 27%;
  • Livros: 26%;
  • Alimentos e bebidas: 26%;
  • Artigos esportivos / fitness: 18%;
  • Saúde e bem-estar: 17%;
  • Serviços (telefonia, streaming, cursos, etc.): 16%;
  • Itens infantis: 16%;
  • Viagem / turismo: 14%;
  • Automotivo: 8%;
  • Outros: 2%.

Sendo assim, embora haja um padrão de preferência, como equipamentos eletrônicos, vestuários, eletrodomésticos e produtos de beleza, em média, cada entrevistado escolheu três categorias que desejavam. Além disso, a pesquisa aponta que 82% procuram conhecer a reputação da loja/marca antes de comprar um produto ou serviço.

Imagem: PopTika / shutterstock.com