O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União de hoje (20) uma portaria que suspende os procedimentos operacionais e de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O objetivo da portaria é, sobretudo, evitar aglomeração de pessoas em filas. Dessa forma, evita-se que beneficiados e funcionários que trabalham nas unidades de cadastramento dessas famílias se exponham ao novo coronavírus (covid-19).

É provável que você também goste:

Caixa Tem: Como receber o código SMS para vinculação do dispositivo?

Começou o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Como serão pagas as próximas parcelas do Auxílio Emergencial para beneficiários do Bolsa Família?

Bloqueio, suspensão e cancelamento do Bolsa Família estão paralisados por 6 meses

De acordo com a portaria, os processos operacionais e de gestão continuam paralisados, agora pelo prazo de 180 dias (ou seja, 6 meses). A medida vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento do Bolsa Família decorrentes do descumprimento das regras de gestão. Sendo assim, quem eventualmente estiver recebendo o Bolsa Família de forma irregular, acabará permanecendo com o benefício por mais 6 meses.

Também fica suspenso por 6 meses o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração do valor do apoio financeiro à gestão descentralizada nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal. Nesses casos, será utilizado o fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: Agência Brasil

Imagem destacada: Joa Souza / Shutterstock.com

Sobre o Autor

Jadre Marques Duarte Junior

Redator-chefe

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.

Ver todos os artigos