O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União de hoje (20) uma portaria que suspende os procedimentos operacionais e de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O objetivo da portaria é, sobretudo, evitar aglomeração de pessoas em filas. Dessa forma, evita-se que beneficiados e funcionários que trabalham nas unidades de cadastramento dessas famílias se exponham ao novo coronavírus (covid-19).
É provável que você também goste:
Caixa Tem: Como receber o código SMS para vinculação do dispositivo?
Começou o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família
Como serão pagas as próximas parcelas do Auxílio Emergencial para beneficiários do Bolsa Família?
Sugestões para você
Bloqueio, suspensão e cancelamento do Bolsa Família estão paralisados por 6 meses
De acordo com a portaria, os processos operacionais e de gestão continuam paralisados, agora pelo prazo de 180 dias (ou seja, 6 meses). A medida vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento do Bolsa Família decorrentes do descumprimento das regras de gestão. Sendo assim, quem eventualmente estiver recebendo o Bolsa Família de forma irregular, acabará permanecendo com o benefício por mais 6 meses.
Também fica suspenso por 6 meses o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração do valor do apoio financeiro à gestão descentralizada nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal. Nesses casos, será utilizado o fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Fonte: Agência Brasil
Imagem destacada: Joa Souza / Shutterstock.com