Boletos vão acabar com a forte adesão ao sistema de pagamentos Pix?

Nos últimos meses, iniciaram as especulações sobre o fim dos boletos. E qual o motivo? O forte aquecimento das contas digitais, bem como o surgimento do Pix. Apesar do grande crescimento dos métodos de pagamento digitais, o pagamento por aproximação e o QR Code, os boletos ainda são um método muito consolidado. 

Além disso, ainda há uma excelente receptividade por parte de quem paga e de quem recebe. Dessa forma, não se preocupe: os boletos estão longe de serem esquecidos ou substituídos tão cedo, diferentemente do que muita gente acha. 

Porém, futuramente, a ameaça pode se confirmar. Por que? Pois existe outra possível ameaça velada: a chamada geração Z. Esse grupo de nascidos entre 1996 e 2003 acredita que pagar boletos com código de barras é algo extremamente cafona e antiquado. 

Provavelmente essa seja uma forte razão para se pensar que um dia os boletos vão acabar. Mas os especialistas tem opiniões divergentes sobre o assunto. De acordo com o Banco Central, em abril o Pix superou a quantidade de transações por TED, DOC, cheques e boletos somados. 

Por outro lado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o boleto “continua sendo um importante meio de pagamento”. Dessa forma, a federação não acredita que os boletos deixem de existir, ou que caiam em desuso.