Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo dá prazo de um mês para beneficiários fazerem acompanhamento de saúde

Bolsa Família: atualização da condicionalidade de saúde. Garanta o acompanhamento da saúde e o recebimento do benefício

À medida que o calendário avança, beneficiários do Bolsa Família em Salvador, na Bahia,  encontram-se diante de uma data significativa: 28 de junho, a data limite para realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde. Assim, essa ação é essencial para assegurar a continuidade de recebimento do benefício.

Dessa forma, os postos de saúde da cidade estão abertos para atendimento das 08h às 17h, facilitando o acesso sem necessidade de agendamento. No local, é necessário apresentar o cartão do programa, um documento de identificação com foto, a caderneta da gestante (para grávidas), e o cartão de vacinação das crianças. Veja mais detalhes!

Condicionalidades do Bolsa Família

Em síntese, as condicionalidades do Bolsa Família representam os requisitos que as famílias beneficiadas devem atender nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária da SMS, destaca que o objetivo dessas exigências é garantir o bem-estar dos beneficiários e assegurar que os recursos estão sendo empregados apropriadamente. 

Em específico, na área de saúde, as condições incluem a atualização do cartão de vacinação, acompanhamento nutricional e realização de pré-natal para gestantes. Já na área da educação, a condicionalidade é manter uma frequência escolar mínima para as crianças e adolescentes.

Mão feminina segurando cartão do Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

O que acontece se as condicionalidades não forem cumpridas

Portanto, a continuidade do auxílio do Bolsa Família está diretamente atrelada ao cumprimento destas condições. Ana Paula Matos enfatiza que a negligência em atualizar as informações e seguir as etapas necessárias pode levar à suspensão dos benefícios. 

Dessa forma, é fundamental que as famílias estejam atentas aos prazos e requisitos estabelecidos, para não correrem o risco de perder este suporte vital.

Veja também:

Pé-de-Meia: mais uma parcela começa a ser paga; confira

Assim, as famílias beneficiadas devem aproveitar este período para regularizar sua situação e garantir que todas as exigências de saúde estejam em dia.  Para mais informações, é recomendável que os interessados procurem o posto de saúde mais próximo ou acessem a página oficial da Prefeitura de Salvador.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome