Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família prestes a autorizar mais 80 mil famílias; confira se está na lista!

Bolsa Família amplia benefício para 80 mil famílias. Leia mais e verifique se você está incluído na lista atualizada.

A recente série de enchentes no Rio Grande do Sul gerou diversas consequências desastrosas, forçando muitas famílias a uma situação de vulnerabilidade extrema. Diante dessa urgência, o governo federal está com planos de expandir a cobertura do Bolsa Família, um dos programas mais importantes de auxílio à população carente do Brasil.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, propôs uma significativa injeção de recursos no programa. Com a solicitação de aproximadamente R$ 700 milhões adicionais ao orçamento de 2024 para o Bolsa Família, pretende-se atender diretamente às necessidades emergentes das famílias afetadas pelas inundações catastróficas.

Por que o Bolsa Família é essencial em momentos de crise?

Mão feminina segurando cartão do Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

O programa Bolsa Família desempenha um papel fundamental na assistência às famílias em condições de pobreza e extrema pobreza. Sua importância se torna ainda mais evidente durante momentos de crise, como as recentes enchentes, quando o auxílio fornecido pelo programa é vital para garantir a sobrevivência e a dignidade das pessoas afetadas.

De acordo com Dias, com o estado enfrentando tamanha adversidade, muitas famílias que não estavam anteriormente cadastradas no programa entraram numa faixa de vulnerabilidade significativa. Assim, exige-se um esforço do governo para abarcar esses novos necessitados, provisionando um suporte financeiro rápido e eficaz.

Veja também:

Banco do Brasil libera renegociação de dívidas com até 90% de desconto; veja as condições

Medidas adicionais de apoio

Além da ampliação do Bolsa Família, o governo está avaliando outras frentes de atuação para auxiliar os afetados. Uma das possíveis ampliações mencionadas por Wellington Dias é o aumento do Auxílio Abrigamento. Este benefício poderá contemplar parcelas maiores para indivíduos cujas residências foram perdidas ou gravemente danificadas pelas enchentes.

  • Implementação imediata das parcelas de Auxílio Abrigamento;
  • Investimento em programas de incentivo à reconstrução com foco na utilização de mão-de-obra local;
  • Antecipação dos pagamentos do Bolsa Família programados para junho no Rio Grande do Sul.

Datas de pagamento do Bolsa Família em junho: a modificação no calendário oficial prioriza as vítimas das enchentes, com pagamentos iniciando já no primeiro dia da rodada de pagamentos, sendo os demais beneficiários atendidos conforme o NIS. Através do aplicativo Caixa Tem, as famílias podem gerenciar seus benefícios de maneira prática e segura.

Imagem: Adao / Shutterstock.com