O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu o direito de resposta ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma propaganda eleitoral de seu adversário Lula (PT), exibida diariamente.
Bolsonaro ganha direito de resposta de 2 minutos na propaganda eleitoral de Lula. Entenda o motivo
O TSE concedeu por unanimidade o direito a resposta ao candidato e atual presidente Bolsonaro em propaganda do PT
O pedido foi apresentado ao Tribunal por Bolsonaro, em relação a uma propaganda em que associava o presidente e sua família ao crime. A partir da decisão, o presidente terá direito a 2 minutos e 8 segundos do tempo de TV do petista.
Direito de resposta à Bolsonaro
A ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso, afirmou que estava estabelecido para as eleições que imputações sobre práticas de crimes aos adversários não seriam aceitas, caso não houvesse condenação criminal.
De acordo com o TSE, as inserções na campanha de Lula foram consideradas grosseiras. A votação da Corte foi unânime a favor do candidato do PL.
Foi a primeira vez que o Tribunal concedeu direito de resposta em um programa diário de 12 minutos e meio. Além dos 2m8s, Bolsonaro ainda terá direito a 6 inserções na propaganda de Lula.
Ainda não se sabe a data específica em que o direito de resposta passará a ser transmitido.
Propaganda do PT
Segundo as informações apresentadas pelo TSE, a propaganda em questão, divulgada pelo Partido dos Trabalhadores, fez afirmações ofensivas em relação à primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Além disso, um trecho teria ligado Bolsonaro a questão do aborto, mesmos sabendo que o candidato a reeleição se declara contrário a esse tipo de prática.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Lula também terá direito de resposta
Nesse mesmo sentido, Lula também terá direito de resposta. O TSE concedeu ao petista o direito de transmitir 24 spots de 30 segundos em 5 emissoras onde propagandas que relacionam os votos de Lula aos presídios brasileiros foram veiculadas.
O conteúdo da propaganda afirma que Lula foi campeão de votos nas penitenciárias brasileiras. Ao todo, foram concedidos 120 direitos de resposta ao ex-presidente Lula.
Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com
