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BPC pode ser bloqueado por falta de atualização no CadÚnico; veja o que fazer se isso acontecer

Se você recebe o BPC, o INSS pode cloquear o pagamento pela falta de atualização; veja como resolver este problema.

Muitas pessoas acreditam, de modo errado, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é vitalício. No entanto, não é bem assim, uma vez que o registro do Cadastro Único (CadÚnico) precisa de atualização a cada dois anos.

Na verdade, o BPC é um benefício assistencial, regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). O CadÚnico, por sua vez, é o banco de dados do Governo Federal que identifica e avalia a situação socioeconômica dos brasileiros de baixa renda.

Nesse sentido, ao atualizar o CadÚnico, o contemplado pelo benefício prova ao INSS que se mantém na condição de recebê-lo. Ao realizar o procedimento, a renda de até ¼ salário mínimo é comprovada.

BPC pode voltar a ser pago com atualização cadastral

A Previdência Social pode bloquear o BPC se houver suspeitas de não cumprimento das regras. Vale lembrar que o benefício é um direito de todos os idosos, com 65 anos ou mais, e pessoas com deficiência de qualquer idade que cumpram com tais exigências.

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Imagem de celular com o app do INSS aberto. Ao lado, notas de 100 e 50 reais
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Consequentemente, a partir do momento que há a atualização do CadÚnico, o BPC poderá ser pago novamente, caso ele tenha sido cortado. Contudo, é fundamental não esperar isso acontecer para fazer o procedimento.

Como fazer a atualização do CadÚnico para se manter na lista de pagamentos?

Primeiramente, é necessário comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do endereço de residência e apresentar os documentos de todo o grupo familiar, além de comprovantes de renda e de endereço.

No caso das pessoas que entraram na lista de pagamentos do BPC devido a alguma deficiência, é preciso passar, também, pela perícia médica no mesmo intervalo de tempo.

Por fim, após esse processo, é só entrar em contato com o INSS através do número 135. Na ligação, basta informar que atualizou o CadÚnico para que, assim, o pagamento seja normalizado. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com