Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do motoboy: Bradesco explica e dá dicas de segurança

Identifique os sinais e não caia nessa fraude

Com idosos como alvos principais, o chamado golpe do motoboy, que consiste em enviar um suposto funcionário do banco para buscar cartões das vítimas, tem crescido no Brasil. Só no último mês, por exemplo, foram deflagradas ações que prenderam integrantes de quadrilhas especializadas no golpe em São Paulo e Distrito Federal. Pensando nisso, o Bradesco criou uma página explicando sobre o golpe, e dando algumas dicas de segurança. Então, para saber mais, confira a seguir.

Golpe do motoboy: Bradesco explica e dá dicas de segurança

Dessa forma, atualmente, os golpes estão tão sofisticados que criminosos estão usando até mesmo softwares para simular músicas de espera de bancos. Além de som ambiente de call center, para dar mais credibilidade à farsa. Para evitar que as pessoas caiam nos golpes, o Bradesco criou uma página com algumas informações importantes.

Primeiramente, o Bradesco afirma que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da Chave de Segurança ou atualizações sistêmicas. Às vezes, o golpista pode falar alguns dados seus para tentar mostrar segurança, mas não confirme nem passe mais informações.

Além disso, não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp nem abra arquivos anexados às mensagens. Nos e-mails, sempre observe o endereço eletrônico que te enviou. Se abrir algum link suspeito e informar seus dados, altere a senha e cancele a Chave de Segurança pelo Fone Fácil ou exclua pelo App.

Outra dica do Bradesco é redobrar a atenção ao pagar boletos bancários. Verifique se as informações são verdadeiras e, antes de finalizar a transação, certifique-se de que os dados do boleto estão corretos. Enfim, assim como o Bradesco não entra em contato com você pedindo suas informações, também não envia ninguém na sua casa pra buscar seu cartão, celular, computador, seus documentos ou a Chave de Segurança.

Por fim, para se prevenir, nunca informe suas senhas e sua localização nem permita que pessoas desconhecidas peguem seus pertences. Pra deixar o WhatsApp mais seguro, o Bradesco recomenda deixar sua foto visível apenas pra seus contatos, e ativar a confirmação em duas etapas. É só ir em Ajustes ou Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar. 

Para mais dicas, acesse a página sobre segurança contra golpes criada pelo Bradesco!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tricky_Shark/shutterstock.com