Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil lidera lista de unicórnios e mira a era dos decacórnios

O Brasil se tornou destaque no mundo do empreendedorismo. Segundo o relatório elaborado pela plataforma brasileira Sling Hub, a América Latina tem mais de 40 empresas com o perfil de unicórnio e o Brasil é o líder da região.

Empresa unicórnio é uma startup que possui preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares. Geralmente, são empreendimentos do setor tecnológico que trazem inovação para os usuários.

Ainda dentro desse fenômeno, está surgindo uma nova tendência: os decaunicórnios. Essas são empresas de capital privado avaliadas em 10 bilhões de dólares. Entre os exemplos brasileiros, temos o Nubank e o Mercado Livre. 

É provável que você também goste:

Brasileiros donos de fintech são os novos bilionários da lista na Forbes

Jeff Bezos investe US$ 45 milhões em fintech brasileira

Small caps: corretora aposta em empresas menores e com potencial de crescimento na bolsa

Empresas de tecnologia são maioria entre unicórnios

A Comscore, reconhecida pelo planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, analisou as companhias que ingressaram no ranking entre 2018 e 2021. De acordo com a avaliação do perfil de seus públicos, a empresa concluiu que as fintechs e os aplicativos de delivery assumiram grande relevância entre os consumidores.

De acordo com especialistas, o lockdown também ajudou a acelerar a abertura de oportunidades de inovações e de novos produtos e serviços focados no consumidor pós-pandemia.

Como é feita a avaliação do valor de uma startup?

Quando uma empresa ainda não tem capital aberto, que é o caso da maioria das startups, a avaliação é feita pelos investimentos que são feitos nela. Estes fundos costumam “apostar” na ideia e potencial de crescimento das empresas.

A ideia é dar suporte ao crescimento e esperar um retorno consideravelmente maior no futuro. Esses investimentos costumam ser feitos em rodadas. 

A rodada de investimento é quando uma empresa “levanta” capital de um ou mais investidores para o seu negócio.  

As arrecadações começam desde  investimento-anjo e investimentos de capital semente até rodadas maiores, como Série A, Série B, Série C e assim sucessivamente.  Ou seja, é com base nestes aportes que o valor da startup é estipulado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: graphicwithart / Shutterstock.com