Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil possui mais de 212 milhões de cartões de crédito ativos, ultrapassando a população total

Saiba mais sobre o alto número de cartões de crédito ativos no Brasil, que ultrapassa até mesmo a população total do país!

O relatório “Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil”, divulgado pelo Banco Central na última terça-feira (04), revelou que o país encerrou 2023 com 212,305 milhões de cartões de crédito ativos. Logo, o número é maior que o da população do país, que é de 203,1 milhões de acordo com o Censo de 2022.

Porém, apesar do aumento de 3,3% em relação ao ano anterior, a taxa é significativamente menor em comparação aos anos anteriores. Assim, isso marca uma desaceleração nesse setor. Continue a leitura para mais informações!

Relatório mostra uso de cartões de crédito no Brasil em 2023

Vários cartões de crédito empilhados um em cima do outro
Imagem: Olleg / Shutterstock.com

Em 2021, o crescimento anual registrado foi de 36,0%, seguido de uma taxa de 12,5% em 2022. O número total de cartões de crédito emitidos atingiu a marca de 481.010 milhões em 2023, mas apenas 44,1% destes estão ativos. Trata-se do menor índice da série histórica iniciada em 2011 pelo Banco Central.

Entre as bandeiras de cartões de crédito, a Mastercard liderou com 129,727 milhões de cartões ativos, seguida de perto pela Visa, com 68,099 milhões. Outras bandeiras como Elo e American Express também tiveram presença significativa, com 9,117 milhões e 831,6 mil cartões ativos, respectivamente.

Impacto das tendências digitais nos cartões

Segundo Gueitiro Genso, ex-vice-presidente de varejo do Banco do Brasil e ex-CEO da PicPay, que fez um comentário em seu perfil no LinkedIn a competição acirrada entre os emissores tradicionais e novos entrantes digitais é um dos principais motores dessa expansão nos últimos anos.

Veja também:

FGTS poderá ser usado para comprar passagens aéreas; saiba mais

Logo, muitos consumidores têm adotado a digitalização financeira, optando por abrir contas e solicitar cartões de crédito durante o mesmo processo de registro.

Queda nos cartões de débito e o avanço do Pix

Em contraste com o crescimento dos cartões de crédito, o número de cartões de débito no Brasil viu uma redução, com uma queda de 5,6% em 2023, totalizando 165,521 milhões. Analistas do setor apontam que a popularização do sistema de pagamentos instantâneos, Pix, tem afetado principalmente o uso de cartões de débito.

Este impacto poderá se intensificar com a implementação de novas funções para o Pix, conforme previsto pela agenda do Banco Central.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com