Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil vai ter uma moeda digital criada e administrada pelo Banco Central

Fábio Araujo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, afirma que a moeda digital brasileira será diferente das criptomoedas.

0

Na última segunda-feira (24), o Banco Central (BC) anunciou as regras para a criação de uma moeda digital no Brasil. A mesma vai ser criada e administrada pelo BC. De acordo com a instituição, estão sendo realizadas “discussões internas e internacionais visando ao eventual desenvolvimento da moeda”.

É provável que você goste também:

Sicredi também já oferece a opção de pagamentos no WhatsApp

7 coisas que você precisa saber para trabalhar no Nubank

Real Digital: como a nova moeda do Banco Central vai funcionar?

Brasil vai ter uma moeda digital criada e administrada pelo Banco Central

Antes de mais nada, vale citar que, embora seja uma moeda digital, a mesma difere-se das criptomoedas. O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, Fábio Araujo, cita que os criptoativos não possuem características de uma moeda, mas sim de um ativo.

Araujo diz que “a opinião do Banco Central sobre criptoativos continua a mesma: esses são ativos arriscados, não regulados pelo Banco, e devem ser tratados com cautela pelo público”.

A intenção do Banco Central é acompanhar a evolução tecnológica da economia brasileira. Dessa forma, vai emitir, bem como administrar, uma moeda digital brasileira; ou seja, é o Banco Central que vai guardar o dinheiro das pessoas que optarem por essa nova modalidade.

Em nota, o BC cita que a moeda vai facilitar o desenvolvimento de modelos mais inovadores de negócios, tais como os contratos inteligentes, internet das coisas e o dinheiro programável. Além disso, será possível fazer operações online, offline e internacionais.

Ainda não há divulgação sobre a data de lançamento da moeda digital no Brasil. Como uma das justificativas, o BC cita que ainda precisa falar com o setor privado, bem como com a sociedade, para verificar quais as tecnologias mais adequadas. A estimativa é que a moeda digital tenha início dentro de 2 ou 3 anos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...