Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros têm FGTS desbloqueado para saque; veja se você está na lista

Brasileiros têm FGTS desbloqueado para saque. Verifique se você está na lista de beneficiários e aproveite essa oportunidade.

A Caixa Econômica Federal anunciou, na última quarta-feira (1º), que o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estará desbloqueado para moradores impactados pelo tornado registrado em 4 de outubro. Além disso, a prefeitura de Cascavel (PR) também anunciou outras medidas de auxílio para os empreendedores locais.

Assim, para facilitar o acesso ao benefício, a Caixa disponibilizou a solicitação via aplicativo. O prazo para o pedido é de até 90 dias, e cada trabalhador residente na propriedade afetada tem direito ao saque. Confira, a seguir, como realizar o saque e quais documentos deve apresentar.

Quais documentos são necessários para o saque desbloqueado do FGTS?

Os moradores interessados em solicitar o saque do FGTS devem apresentar os seguintes documentos: documento de identificação pessoal; Carteira de Trabalho; comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de emergência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo).

FGTS desbloqueado para saque
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Caso não seja possível comprovar residência com os comprovantes citados acima, a prefeitura pode emitir uma declaração em papel timbrado, certificando que o trabalhador reside na área afetada. A declaração deve incluir dados como nome completo do trabalhador, endereço residencial, número de inscrição do PIS/PASEP ou CPF, entre outros.

Veja também:

Polícia militar deste estado está com inscrições abertas até 12/11; saiba mais

Como realizar o saque do FGTS via aplicativo?

O primeiro passo para solicitar o saque é baixar o aplicativo da Caixa, disponível para aparelhos Android ou iOS. Em seguida, deve-se selecionar as opções “Meus saques”, depois “Outras opções de saque” e, por fim, “Calamidade pública”. Depois, siga as seguintes orientações:

  • Nessa etapa, é necessário incluir uma foto de um documento pessoal e de um comprovante de residência. Em seguida, o usuário deve tirar uma selfie segurando o mesmo documento pessoal já incluído;
  • Após a solicitação, é possível indicar uma conta bancária de qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo adicional;
  • O último passo é aguardar a análise da Caixa, com prazo de até 5 dias para aprovar ou negar a solicitação.

Quais são as condições para o saque?

Para realizar o saque, é necessário ter saldo na conta do fundo de garantia e não ter realizado nenhum saque pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses. O valor máximo para cada retirada é de R$ 6,2 mil por conta do FGTS.

Dessa maneira, em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo, os moradores podem procurar uma agência da Caixa para suporte.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com