Brasileiros têm FGTS desbloqueado para saque; veja se você está na lista
Brasileiros têm FGTS desbloqueado para saque. Verifique se você está na lista de beneficiários e aproveite essa oportunidade.
A Caixa Econômica Federal anunciou, na última quarta-feira (1º), que o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estará desbloqueado para moradores impactados pelo tornado registrado em 4 de outubro. Além disso, a prefeitura de Cascavel (PR) também anunciou outras medidas de auxílio para os empreendedores locais.
Assim, para facilitar o acesso ao benefício, a Caixa disponibilizou a solicitação via aplicativo. O prazo para o pedido é de até 90 dias, e cada trabalhador residente na propriedade afetada tem direito ao saque. Confira, a seguir, como realizar o saque e quais documentos deve apresentar.
Quais documentos são necessários para o saque desbloqueado do FGTS?
Os moradores interessados em solicitar o saque do FGTS devem apresentar os seguintes documentos: documento de identificação pessoal; Carteira de Trabalho; comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de emergência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo).

Caso não seja possível comprovar residência com os comprovantes citados acima, a prefeitura pode emitir uma declaração em papel timbrado, certificando que o trabalhador reside na área afetada. A declaração deve incluir dados como nome completo do trabalhador, endereço residencial, número de inscrição do PIS/PASEP ou CPF, entre outros.
Veja também:
Polícia militar deste estado está com inscrições abertas até 12/11; saiba mais
Como realizar o saque do FGTS via aplicativo?
O primeiro passo para solicitar o saque é baixar o aplicativo da Caixa, disponível para aparelhos Android ou iOS. Em seguida, deve-se selecionar as opções “Meus saques”, depois “Outras opções de saque” e, por fim, “Calamidade pública”. Depois, siga as seguintes orientações:
- Nessa etapa, é necessário incluir uma foto de um documento pessoal e de um comprovante de residência. Em seguida, o usuário deve tirar uma selfie segurando o mesmo documento pessoal já incluído;
- Após a solicitação, é possível indicar uma conta bancária de qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo adicional;
- O último passo é aguardar a análise da Caixa, com prazo de até 5 dias para aprovar ou negar a solicitação.
Quais são as condições para o saque?
Para realizar o saque, é necessário ter saldo na conta do fundo de garantia e não ter realizado nenhum saque pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses. O valor máximo para cada retirada é de R$ 6,2 mil por conta do FGTS.
Dessa maneira, em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo, os moradores podem procurar uma agência da Caixa para suporte.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com