Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que acontece se cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

Afinal, será que existe algum problema em cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

Entenda as consequências de cadastrar a mesma chave Pix em mais de uma instituição bancária e saiba como evitar possíveis problemas em suas transações financeiras

Desde o seu lançamento, o Pix tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Com sua praticidade e agilidade nas transações financeiras, muitas pessoas optam por utilizar essa forma de pagamento em suas operações cotidianas. No entanto, uma dúvida que pode surgir é: o que acontece se eu cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco? Será que isso pode gerar algum problema ou prejuízo?

Neste artigo, vamos esclarecer essa questão e apresentar as possíveis consequências de cadastrar a mesma chave Pix em diferentes instituições bancárias.

O que acontece se cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

É possível cadastrar o Pix em diferentes bancos e instituições financeiras. Entretanto, não é possível utilizar a mesma chave para mais de uma instituição.

Para cada conta que você tem, é possível cadastrar até 5 chaves distintas, mas não poderá usar a mesma chave para cadastrar outra conta.

Um exemplo é se você utilizou o CPF vinculado à uma determinada conta corrente. Você não poderá usar o CPF em outra instituição. Nesta outra, você deve usar o número de celular, ou o e-mail.

Mas você pode vincular todas as suas chaves sendo o CPF, número de celular e o seu e-mail, a uma mesma instituição financeira. Isso torna possível usar qualquer uma das maneiras para fazer um pagamento nesta conta.

O limite de é de 5 chaves por conta para pessoas físicas (CPF) e de 20 chaves para pessoas jurídicas (CNPJ).

Chaves PIX

As chaves PIX são uma espécie de endereço da sua conta, que dispensam a necessidade de ter que compartilhar dados bancários e pessoais (como CPF) para fazer e receber transferências ou pagamentos.

Há 4 possibilidades de cadastro da chave Pix:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

Além disso, será possível usar pelo menos três chaves:

  • Número do seu celular
  • Endereço do seu e-mail
  • CPF ou CNPJ (se for empresa)

O que é o Pix?

Estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019, o Pix permite pagar, receber e transferir dinheiro rapidamente e de forma fácil, tudo por QR Code.

Para você ter uma ideia dessa rapidez e facilidade, as transações feitas através do Pix, mesmo que sejam diferentes instituições financeiras, demoram no máximo 10 segundos.

Além disso, essas transações são instantâneas sempre, em qualquer dia da semana, incluindo domingos e feriados, e 24 horas por dia. Isso é diferente do TED e DOC, que eram as maneiras mais práticas que conhecíamos até então para transferir dinheiro entre contas.

Outro detalhe importante é que o Pix funciona de maneira totalmente online, e as transações podem serem entre pessoas, empresas e órgãos públicos.

Pix BCB
Imagem: Banco Central do Brasil.

Como aderir ao PIX

Para usar o Pix, você deve possuir uma conta corrente, poupança ou carteira digital de um banco ou instituição financeira cadastrado no Pix.

Então, basta abrir o app ou internet banking do seu banco e procurar no próprio sistema a opção de cadastro de chaves no Pix.

Imagem: Pix/Banco Central