O que acontece se cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

Afinal, será que existe algum problema em cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

0

O Banco Central do Brasil anunciou em fevereiro o lançamento do Pix. E o Pix nada mais é do que uma nova e moderna maneira de pagar as contas em tempo real e sem nenhum custo extra para os consumidores. O novo sistema de pagamentos instantâneo está dando o que falar. Mas o que acontece se você cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

É provável que você também goste:

Depois do Procon-SP, BC notifica Nubank e Mercado Pago sobre Pix

TIM fecha parceria com empresa responsável pelo Cadastro Positivo para oferecer empréstimo.

Descubra quais são os investimentos preferidos dos mais ricos.

O que é o Pix?

Estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019, o Pix permite pagar, receber e transferir dinheiro rapidamente e de forma fácil, tudo por QR Code.

Para você ter uma ideia dessa rapidez e facilidade, as transações feitas através do Pix, mesmo que sejam diferentes instituições financeiras, demoram no máximo 10 segundos.

Além disso, essas transações são instantâneas sempre, em qualquer dia da semana, incluindo domingos e feriados, e 24 horas por dia. Isso é diferente do TED e DOC, que eram as maneiras mais práticas que conhecíamos até então para transferir dinheiro entre contas.

Outro detalhe importante é que o Pix funciona de maneira totalmente online, e as transações podem serem entre pessoas, empresas e órgãos públicos.

Pix BCB
Imagem: Banco Central do Brasil.

Chaves PIX

As chaves PIX são uma espécie de endereço da sua conta, que dispensam a necessidade de ter que compartilhar dados bancários e pessoais (como CPF) para fazer e receber transferências ou pagamentos.

Há 4 possibilidades de cadastro da chave Pix:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

Além disso, será possível usar pelo menos três chaves:

  • Número do seu celular
  • Endereço do seu e-mail
  • CPF ou CNPJ (se for empresa)

Como aderir ao PIX

Para usar o Pix, você deve possuir uma conta corrente, poupança ou carteira digital de um banco ou instituição financeira cadastrado no Pix.

Então, basta abrir o app ou internet banking do seu banco e procurar no próprio sistema a opção de cadastro de chaves no Pix.

Quando começa a funcionar o Pix?

Embora já seja possível você se cadastrar no Pix, o sistema vai começar a funcionar apenas no dia 16 de novembro, segundo o Banco Central. Esse período que antecede servirá para que os clientes possam se cadastrar, o que se iniciou no último dia 5 de outubro.

Mas a partir do dia 3 de novembro vai se iniciar uma fase de testes. Nesta fase, alguns clientes selecionados pelos bancos e instituições financeiras poderão realizar operações em determinados horários.

O que acontece se cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

É possível cadastrar o Pix em diferentes bancos e instituições financeiras. Entretanto, não é possível utilizar a mesma chave para mais de uma instituição.

Para cada conta que você tem, é possível cadastrar até 5 chaves distintas, mas não poderá usar a mesma chave para cadastrar outra conta.

Um exemplo é se você utilizou o CPF vinculado à uma determinada conta corrente. Você não poderá usar o CPF em outra instituição. Nesta outra, você deve usar o número de celular, ou o e-mail.

Mas você pode vincular todas as suas chaves sendo o CPF, número de celular e o seu e-mail, a uma mesma instituição financeira. Isso torna possível usar qualquer uma das maneiras para fazer um pagamento nesta conta.

O limite de é de 5 chaves por conta para pessoas físicas (CPF) e de 20 chaves para pessoas jurídicas (CNPJ).

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc.

Imagem: Pix/Banco Central

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar