Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cadastro Positivo automático poderá aumentar Score de crédito e limpar o nome

A aprovação do Cadastro Positivo automático, que vai tornar obrigatória a inclusão dos consumidores em bancos de dados como Serasa Experian e Boa Vista Consumidor SCPC. Entretanto, só serão coletados os dados gerados no momento em que texto sair do papel. O projeto foi aprovado pelo Senado e agora passa por sanção presidencial de Jair Bolsonaro. Portanto, em tese significa que pode ser a chance para que muitos brasileiros possam aumentar o score de crédito. Entretanto, há divergências de entendimento pelos Bureaus de crédito e poderá ser alvo de ações na justiça. Entenda o caso.

É provável que você também goste:

Novo Cadastro Positivo: adesão será automática, veja o que muda.

Como descobrir se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?

Apple Card: o cartão de crédito do iPhone, com cashback e recompensas

Cadastro Positivo automático poderá aumentar Score de crédito e limpar o nome

A lei original de 2011, possibilitava o recolhimento de dados de inadimplência de até 15 anos antes. Contudo, este ponto não está explícito na lei recentemente aprovada pelo Senado. Portanto, além de dividir opiniões das empresas, provavelmente será alvo de contestações na justiça. Será que o novo cadastro positivo vai aumentar o score de crédito?

De acordo com matéria publicada no Infomoney, o superintendente do SPC Brasil Brasil, Nival Martins ressalta que o texto entre em vigor quatro meses após a sanção presidencial. Na sua interpretação, as contas passadas não serão consideradas no histórico dos consumidores, exceto aqueles que aderiram por iniciativa própria, desde 2011.

Paralelamente, o presidente da Boa Vista SCPC, Dirceu Gardel pensa da mesma forma. Inclusive ele estima que em três ou quatro meses as pontuações irão melhorar, limpando um histórico de mau pagador de alguns consumidores. Com isso, consumidores que tiverem um período de inadimplência no passado, serão considerados de igual para igual com bons pagadores.

Por outro lado, algumas empresas de crédito acreditam que o melhor seria levantar o passado dos consumidores e com isso criar uma base mais consistente, traçando com mais precisão o perfil de risco. A Serasa Experian, o entendimento da nova lei é que o consumidor somente poderá optar por consentir em participar do cadastro e não escolher períodos de analise que mais o beneficie.

Expectativa de reduzir a taxa de juros

O Banco Central do Brasil tem a expectativa de redução na taxa de juros no Brasil. Ao se comprovar um bom histórico de crédito, é possível conquistar melhores taxas de juros, pois haverá uma considerável redução na inadimplência, com analises de crédito mais apuradas.

Disputas judiciais

Com a entrada em vigor do Novo Cadastro Positivo com adesão automática, poderá acontecer subjetividade no entendimento em cada birô. A adesão será automática, mas o resgate do histórico dependerá do consumidor que deverá consentir. Contudo, caso negue em flexibilizar a possibilidade da escolha do histórico considerado, poderá abrir brechas para que o consumidor entre via judicial. Atualmente, há uma grande tendência de disputas judiciais nas relações de consumo.

Enfim, gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.