Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CAIXA abre importante prazo para estudantes do Fies

A Caixa abriu o prazo para que estudantes do Fies realizem um importante procedimento para não perder o financiamento. Veja!

A Caixa Econômica Federal abriu o prazo para que estudantes participantes do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) realizem as manutenções contratuais obrigatórias. Assim, será possível realizar o procedimento até o dia 31 de de maio de 2024.

De acordo com informações da Caixa, aproximadamente 263 mil universitários estão habilitados para efetuar os aditamentos. No entanto, para que o procedimento seja efetivado, os estudantes precisam estar com os pagamentos em dia ou quitar as parcelas pendentes. 

Manutenção dos contratos do Fies na Caixa

Vale destacar que os aditamentos podem ser realizados por meio do portal SifesWeb ou através do aplicativo da Caixa Econômica Federal para o Fies (disponível para Android e iOS). As manutenções contratuais do Fies na Caixa também incluem outros processos, tais como:

  • Renovação semestral;
  • Suspensão temporária;
  • Transferência de curso ou de instituição de ensino;
  • Dilatação do prazo de utilização do financiamento;
  • Encerramento antecipado do contrato.
Celular com aplicativo do FIES aberto na tela inicial.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Entenda a importância da renovação contratual

A atual normativa do Novo Fies determina que os contratos entre os estudantes e a Caixa devem passar pelas manutenções contratuais em cada semestre. O processo de renovação é iniciado pela instituição de ensino, mas deve ser validado posteriormente pelo próprio estudante. Além disso, estudantes que não seguirem as determinações podem sofrer penas contratuais.

Veja também: Projeto de lei que amplia a cobertura de planos de saúde aprovado; saiba mais

Então, com essa medida, o governo busca garantir que os estudantes mantenham o compromisso de pagamento e regularização do Fies. Estima-se que cerca de 1,2 milhão de contratos estão inadimplentes no âmbito do programa.

De acordo com o governo, essa ação é importante para minimizar o índice de inadimplência e garantir mais vagas para novos estudantes que desejam ingressar no ensino superior através do Fies. Por fim, clique aqui e saiba como renegociar suas dívidas com o Fies com até 90% de desconto.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com