Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei que amplia a cobertura de planos de saúde é aprovado; saiba mais

Conheça a aprovação do projeto de lei que expande a cobertura de planos de saúde, proporcionando benefícios e cuidados adicionais.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 4119/20. O texto propõe a autorização para entidades de autogestão oferecerem cobertura de planos de saúde em localidades não previstas inicialmente.

Desse modo, essa flexibilidade permitirá atender beneficiários que residam fora dos limites inicialmente estabelecidos. A ideia é promover uma reconciliação entre as necessidades dos segurados e a oferta de serviços de saúde. Ademais, a medida visa adaptar-se às demandas dinâmicas dos beneficiários, proporcionando maior abrangência geográfica para a cobertura dos planos de saúde.

Planos de saúde: regulamentação atual

A legislação vigente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autoriza a expansão da cobertura apenas para beneficiários que residem temporariamente fora da área inicial de abrangência devido a motivos profissionais.

calculadora
Imagem: pogonici / Shutterstock.com

Segundo o relator do projeto, deputado Luciano Vieira (PL-RJ), essa restrição prejudica a acessibilidade de aposentados, pensionistas, menores, estudantes e trabalhadores permanentemente estabelecidos em localidades fora da cobertura inicial.

Veja também: Serasa poderá ter que pagar indenização de R$ 30 mil a cada usuário por vazamento de dados

Desse modo, o PL busca modificar essa limitação. O objetivo é oferecer uma cobertura mais abrangente e flexível, adaptada às diversas situações dos segurados. Nesse sentido, Vieira apoiou a proposta, afirmando que ela é “justa e adequada aos tempos atuais, em que a tecnologia permite a prestação remota de serviços e as pessoas se deslocam com facilidade”.

Próximos passos

O deputado Toninho Wandscheer (PP-PR), autor da proposta, destacou que algumas estatais ampliaram sua área de atuação, excluindo trabalhadores residentes em outras localidades do acesso a planos de saúde com cobertura regional. Assim, o projeto busca corrigir essa lacuna, garantindo que esses trabalhadores também possam usufruir de serviços de saúde adequados.

Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por fim, a aprovação pode provocar uma revisão das políticas correntes e beneficiar funcionários e associados de entidades de autogestão.

Imagem: Stock-Asso / Shutterstock.com