Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Caixa anunciará grande mudança no banco em breve; entenda o que será alterado

Entenda o jogo político em torno desta grande mudança na Caixa e descobra o que será alterado em breve na instituição.

Maria SoaresPor Maria Soares2 min de leitura
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal.

Uma significativa mudança de liderança no mercado financeiro brasileiro é notícia no momento. A Caixa Econômica Federal, um dos principais bancos do Brasil e principal instituição de iniciativas do governo federal, está prestes a sofrer uma grande mudança. Assim, nesta terça-feira (24), o presidente Lula optou por demitir Maria Rita Serrano do posto de presidente da Caixa.

Nesse sentido, a decisão é o resultado de intensas negociações e compromissos assumidos entre o governo e o Centrão, objetivando consolidar apoio no Congresso. A seguir, você irá entender o jogo político em torno da decisão do presidente e descobrir quem ficará no lugar de Rita Serrano. Continue lendo!

Lula demite presidente da Caixa; descubra o porquê da grande mudança

Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Ainda que a avaliação da gestão de Rita, pelo Planalto, seja positiva, o governo considerou a sua substituição como necessária para atender às demandas políticas. Além disso, essa mudança também destaca uma tendência de Lula, que já havia realizado a substituição de duas outras mulheres, em cargos de alta gestão, por homens.

Em meio a isso, um episódio curioso surgiu como catalisador para a mudança: uma exposição na Caixa Cultural de Brasília, que representou o presidente da Câmara, Arthur Lira, de forma controversa, aumentou as tensões e acelerou possivelmente a decisão.

Conheça o possível novo presidente da Caixa

Com a saída de Rita Serrano, a especulação agora é sobre quem assumirá o seu lugar. O nome mais cotado é o de Carlos Antônio Vieira Fernandes. Ele não é estranho à Caixa, sendo economista e servidor de carreira do banco.

Fernandes também já ocupou cargos relevantes no cenário político brasileiro. Durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, ele esteve à frente da secretaria-executiva do Ministério das Cidades, sob liderança do deputado Aguinaldo Ribeiro, um conhecido aliado de Lira.

Veja também:

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Receita Federal faz leilão OFICIAL e disponibiliza iPhone por SÓ R$ 700

Entretanto, ainda não há confirmação sobre a decisão final sobre a nova presidência da Caixa. Contudo, a mudança é vista como parte de um movimento estratégico para consolidar relações políticas e fortalecer a estabilidade do governo atual.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Maria Soares

Autor

Maria Soares

Redatora SEO

Topicos relacionados