Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Econômica Federal já está renumerando as Contas Poupanças de seus Clientes

A Caixa está realizando alterações que poderão facilitar para seus clientes, sendo realizada primeiramente na Conta Poupança

0

A Caixa Econômica Federal iniciou em 2021 mudanças com os dígitos nas suas contas, afetando primeiramente a Conta Poupança, no entanto não há necessidade para preocupação, visto que o intuito da instituição financeira é somente facilitar a vida de seus clientes.

Além de trazer vantagens para o aplicativo e site, como poder fazer depósitos 24 horas por dia ao longo de toda a semana, vantagem que antes dessa mudança a Caixa não possuía.

É provável que você também goste:

Como simular e contratar o seguro de vida do Nubank

Como a modificação dos números na poupança da Caixa poderá facilitar a vida de clientes?

Devido à decisão da Caixa Econômica Federal, uma instituição financeira vinculada ao Ministério da Economia, atualizações ocorrerão na Caixa – outro nome conhecido da instituição financeira. Essa instituição é uma empresa do governo, usufruída como mecanismo de gerenciamento econômico do país e também financiamento ao investimento, atuando em áreas como: a habitação popular, a Previdência Social e a integração social.

Visando o conforto de seus clientes, a Caixa iniciou um procedimento de atualização dos seus sistemas em 2021, devido a isso algumas mudanças ocorrerão, sendo a primeira na Caderneta de Poupança, que completou 160 anos. No entanto, como a alteração de 013 (identificação atual da poupança da Caixa) para 1288 alterará o funcionamento do uso para os clientes antigos?

Qual a finalidade de uma Caderneta de Poupança?

Antes de compreender as mudanças, é preciso saber o que é uma caderneta de poupança, um dos investimentos mais comuns do país. Ao depositar uma quantidade em sua poupança, poderá receber uma remuneração na taxa referencial conhecida como TR. 

Taxa referencial refere-se a uma taxa de juros de referência, essa taxa foi instituída no dia 31 de janeiro no ano de 1991 pela Medida Provisória n° 294. Ela integrava no Plano Collor II por ser uma regulamentação de medidas de política econômica do governo brasileiro.

Sendo assim, ocorre um acréscimo de juros de 0,5% mensal. É necessário ter consciência de que só há remuneração no dia em que ocorre o depósito, pois se os valores depositados e mantidos em depósito possuírem prazo abaixo de um mês, não serão remunerados. As regras e garantias são gerenciadas pelo Banco Central.

As vantagens da Caderneta de Poupança da Caixa são a rentabilidade garantida, praticidade para depositar em qualquer dia do mês sem limite mínimo, é possível consultar seu saldo atualizado e acessar a sua movimentação financeira, além de poder acessar facilmente, independente de ser Android ou IOS, pelo aplicativo para aparelho telemóvel.

Quais as mudanças e como conferir?

As mudanças serão somente vantagens para o uso dos clientes, pois como a instituição diz em seu site, será realizável transações a qualquer hora do dia durante todos os dias da semana para todas as contas, mas não apenas isso, será possível acompanhar as movimentações da conta em tempo real, 7 dias por semana. Claro, ainda poderá utilizar os números da conta antiga até que o cliente se acostume com a alteração, com isso estará usando tanto a conta antiga quanto a conta nova.

Para saber se a mudança já ocorreu em sua conta poupança, realize uma consulta no aplicativo da Caixa que pode ser facilmente acessado na Internet Banking Caixa ou baixado na Apple Store ou Play Store. Acessar o app é muito simples e prático: caso seja sua primeira vez acessando, é necessário cadastrar um usuário com senha internet, esses dados sempre são solicitados ao acessar o Internet Banking para verificar consultas. 

Poder confirmar se sua conta já sofreu a alteração não é a única vantagem em obter esse aplicativo, com ele será possível acessar a qualquer hora do dia, acesso tanto para pessoas físicas quanto para Empresas e Governo e acesso a sua conta por biometria.

Também dá para conferir essa modificação por meio de correspondentes Caixa Aqui, extratos impressos nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. O cartão e a senha antigos permanecerão funcionando. Somente se a pessoa quiser uma segunda via ou a validade vencer que terá uma nova emissão de cartão.

Não há preocupações com as mudanças

Desse modo, não há motivos para preocupação, pois o usuário, senha online, assinatura eletrônica e chaves Pix – novo meio desenvolvido pelo Banco Central de realizar pagamentos, transferências e receber dinheiro, devido a isso é possível realizar a transferência de qualquer valor em segundos, independente do horário do dia, podendo ser nos finais de semana e feriados – continuam sendo os mesmos.

Outra mudança é que, mesmo a conta estando com a numeração antiga, os débitos e créditos agendados agora poderão ocorrer de modo automático. Contudo a própria instituição Caixa recomenda que seus clientes façam os acompanhamentos das transações por questões de segurança.

A Caixa Econômica Federal visa facilitar a vida de seus clientes e garantir conforto e segurança, ocasionando uma mudança que possui somente vantagens que não irão gerar quaisquer empecilhos prejudiciais às contas poupanças.

Gostou e deseja ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...