Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa estima alta de 10% do crédito imobiliário

A Caixa calcula uma alta de 10% na concessão de crédito imobiliário para 2022, de acordo com o seu presidente-executivo Pedro Guimarães. 

Isso vai acontecer devido ao aumento da Selic, a tarifa básica de juros, para conter a inflação que ultrapassou os 10% em 2021. 

Numa entrevista ao site Reuters por telefone, o presidente afirmou que o banco deve “crescer 10% e superar 150 bilhões de reais em concessões”. 

Sendo a maior instituição que financia a compra de imóveis no Brasil, a Caixa contava com uma reserva de financiamentos na área de 542 bilhões de reais em setembro de 2021, segundo a última pesquisa pública. 

Esses dados também mostram uma alta de 8,7% nos últimos 12 meses. 

 

Sobre a concessão de empréstimos imobiliário da Caixa

Em 2020, a Selic apresentava uma queda histórica de 2% ao ano, o que incentivou o crescimento do setor imobiliário do país até o início de 2021. 

Porém, o Banco Central teve que subir a taxa de juros básica para conter a alta da inflação, o que afetou a concessão de empréstimos imobiliários. 

Até setembro de 2021, a Caixa autorizou a liberação de 104 bilhões de reais em crédito imobiliário, o que representa uma alta de 27,9% comparado a 2020. 

De acordo com o site Exame, em 2022, as concessões devem passar de 135 bilhões de reais no acumulado do ano anterior, o que representa também uma desaceleração nesse setor mesmo com um valor maior. 

Uma das vantagens da Caixa em relação às suas concorrentes é que o banco possui um dos juros mais baixos do mercado mesmo com a crise econômica. 

De acordo com informações da imobiliária Akamines para a Exame, a menor tarifa da Caixa atualmente é de 8,3% anual mais TR. Comparando com outras instituições, o Santander dispõe de 9,99%, enquanto Bradesco e Itaú possuem 9,5% de juros. 

Além disso, Guimarães também afirmou que, mesmo com um maior número de inadimplentes no setor financeiro de imóveis da Caixa recentemente, a empresa possui uma maior flexibilidade para negociar as dívidas dos clientes sem precisar confiscar os seus imóveis. 

 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.