Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa libera empréstimo do FGTS e anima brasileiros, confira

Os trabalhadores brasileiros podem pedir um empréstimo junto à Caixa em relação ao seu saldo do FGTS. Entenda!

Muitos brasileiros têm a possibilidade de conseguir empréstimo da Caixa Econômica Federal a partir do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, é possível antecipar a retirada dos valores dessas contas.

Isso é possível graças a uma modalidade do fundo, o saque-aniversário. Desse modo, essa pode ser uma ajuda financeira para as contas do final de ano. Saiba mais informações sobre esse tipo de saque na sequência.

Caixa libera retirada de saldo do FGTS através do saque-aniversário

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas. Caixa
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Em primeiro lugar, é preciso que o trabalhador opte pelo saque-aniversário no sistema do FGTS. Para isso, ele terá que abrir mão do saque-rescisão. Ou seja, se for demitido sem justa causa futuramente, ele não poderá fazer a retirada integral do saldo do fundo.

Assim, basta acessar o aplicativo do FGTS (Android, iOS), por meio do qual os cidadãos podem ver os serviços oferecidos pelo fundo e, assim, fazer a alteração da modalidade de saque. Depois dessa etapa, é possível solicitar a antecipação do valor por meio de um banco parceiro, registrando a conta no próprio aplicativo do programa.

Vale destacar que a antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo, em que a garantia é o próprio valor que será recebido nessa modalidade. Desse modo, as taxas e juros costumam ser mais baixas do que em empréstimos sem garantia.

Mais informações sobre o FGTS

O FGTS é gerenciado pela Caixa e é um direito dos trabalhadores brasileiros que atuam sob regime CLT. Trata-se de um fundo formado por depósitos mensais feitos pelo empregador, de modo que a utilização desses valores pelo trabalhador se dá em algumas situações específicas, previstas na lei, como a demissão sem justa causa já citada.

Assim, com essa nova proposta, os cidadãos podem optar pela modalidade de saque-aniversário e ter acesso ao valor antecipadamente, uma vez ao ano. Como o nome sugere, esse saque pode acontecer no mês de aniversário do requerente.

Veja também:

Afinal, indenização de R$ 15 mil do Auxílio Brasil será paga mesmo?

Por fim, para saber mais informações sobre valores a receber e se é possível retornar à modalidade saque-rescisão, por exemplo, consulte o site oficial da Caixa.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com