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Caixa vai simplificar abertura de contas em parceria com a FlexDoc

Não é de hoje que as grandes instituições financeiras estão usando as parcerias com fintechs para oferecer produtos mais inovadores. A última novidade da Caixa é uma parceria com a FlexDoc, fintech especializada na automação de fluxos de negócios, processamento de dados e gestão documental.

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Como será o novo processo de abertura de contas?

Com o novo processo de abertura de conta, certamente será mais rápido o processo de cadastro e autenticação. Essa parceria foi noticiada recentemente pelo portal Infomoney. Para criar uma conta, os usuários deverão usar o sistema de documentação por imagem. Além de tornar o processo mais rápido, esse novo recurso sem dúvida vai ajudar a evitar fraudes.

A Caixa, no entanto, ainda não deu uma data para essa novidade começar a valer. Eles estão fazendo a digitalização de todos os processos, então o prazo de implementação ainda está sendo definido.

“A plataforma está habilitada à digitalização e automação de todos os processos de negócio que envolvem o cadastramento de correntistas ou proponentes. A forma como a Caixa irá explorar estas funcionalidades e o prazo em que isto acontece ainda estão sendo estrategicamente definidas pela própria Caixa”, disse a instituição em entrevista.

A FlexDoc foi escolhida por meio de uma licitação. O papel dela será habilitar os telefones celulares dos clientes para que eles possam capturar e enviar cópias de documentos online para acelerar os processos de cadastro.

“A solução trata e processa documentos digitais, viabilizando a transformação digital de todos os processos envolvidos. A forma de operacionalização e escolha das esteiras de negócios para o processamento onboarding é sempre definida pelo cliente”, explicou a fintech.

Com a solução da FlexDoc, os documentos enviados para abertura de conta na Caixa serão conferidos com bancos de dados da polícia, de bancos, do cartório de protestos, de empresas de risco de crédito e órgãos oficiais. Para o acesso seguro à conta, serão utilizados serviços como verificação de múltiplos fatores, biometria e checagem de expressões faciais pela câmera.

Abrir conta bancária pela internet é possível?

Na teoria, abrir uma conta usando o celular é algo permitido por muitos bancos. O Banco do Brasil, por exemplo, fornece a opção de criar uma conta pelo aplicativo, passando a movimentá-la sem ir a uma agência. O cliente apenas deve escolher qual agência será a sua, se precisar de um atendimento presencial. Para abrir conta pela internet, é preciso enviar uma selfie e fotos dos documentos. No caso de clientes menores de idade, entretanto, é preciso ir à agência com um responsável.

O Bradesco também oferece a abertura de conta pelo aplicativo do banco, sendo necessário enviar as fotos dos documentos e também um vídeo selfie. Uma chave de segurança será enviada por e-mail ou SMS e o cliente poderá escolher os serviços do banco que lhe interessam. Com essa conta aberta digitalmente, é possível usar a assistente virtual e fazer três transações grátis, além de ter desconto no Cinemark.

Já no Itaú, o processo é o mesmo, mas o prazo informado é diferente. Ao enviar os documentos e a foto pelo aplicativo do banco, é preciso aguardar cinco dias úteis para começar a movimentar a conta. Todavia, é possível falar com atendentes pelo app e ter acesso à poupança, investimentos e seguros.

Relatório da J. P. Morgan avaliou abertura de contas digitais

Segundo um relatório do J.P. Morgan, o Itaú apresentou problemas na criação de contas pela internet. Ao tentar usar os serviços, o banco enviava mensagens de que era preciso que o cliente se dirigisse à agência para desbloquear a conta. Os analistas da empresa também testaram o next, que pedia que o cliente enviasse os documentos várias vezes para conseguir fazer a validação.

O Banco do Brasil também apareceu no relatório do J. P. Morgan, porém teve um bom resultado. Não houve problemas na abertura de conta, mas isso tem uma explicação: a conta aberta pelo BB digitalmente é uma conta de pagamentos, oferecendo poucos serviços. Ela se assemelha à conta digital do Nubank. Segundo o relatório, um upgrade de conta pode demorar até 15 dias úteis e a anuidade do cartão passa a ser cobrada.

Por fim, o Santander foi criticado no relatório no ano passado por não fazer na época a abertura de conta via aplicativo, somente por uma página da internet. Além disso, outra dificuldade que os analistas tiveram foi em autorizar o celular para fazer transações.

Saiba mais sobre a FlexDoc

A empresa é de Brasília/DF e já fechou parcerias com a IBM e a Samsung, além de ter trabalhado para o INPI e diversos bancos. A FlexDoc é voltada principalmente para a gestão de documentos e o processamento de dados. Em sua história, a FlexDoc já processou mais de 80 milhões de imagens e já cadastrou mais de 20 mil usuários.

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Imagem: Divulgação / Google Play