Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa vai pagar R$ 1,9 bilhão aos trabalhadores dia 15; veja se vai receber uma parte

Saiba se você tem direito ao pagamento liberado pela Caixa com calendário de repasse a partir do dia 15 de fevereiro.

A partir de 15 de fevereiro, terá início o calendário de pagamento do Abono Salarial 2024, ou seja, o PIS/PASEP referente ao ano-base 2022, segundo programação estabelecida pela Caixa. Aproximadamente 1,7 milhão de trabalhadores serão contemplados com esse benefício.

Os trabalhadores nascidos no mês de janeiro, por exemplo, receberão um valor total de R$ 1,9 bilhão. No entanto, o valor do Abono Salarial varia de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base para pagamento. Veja mais sobre o assunto a seguir.

Como receber meu pagamento pela Caixa?

Para efetuar o saque, os beneficiários que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA terão o crédito depositado automaticamente em sua conta bancária. Quem não tem acesso a nenhuma dessas contas poderá utilizar a Poupança Social Digital, acessível por meio do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

adiantamento salarial
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

No caso de impossibilidade de abertura da conta digital, o cidadão pode realizar o saque utilizando o Cartão Social e senha. Isso pode ser feito em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes “CAIXA Aqui” ou nas agências da Caixa.

Além disso, vale destacar que a Caixa atua como agente pagador do referente ao PIS. Assim, os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas recebem o Abono Salarial na CAIXA, enquanto os do setor público o recebem no Banco do Brasil, referente ao PASEP.

Quem tem direito ao pagamento do abono salarial?

O benefício, limitado a um salário mínimo, é concedido aos trabalhadores que preenchem os requisitos estabelecidos pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Assim, é necessário ter cadastro no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos, além de ter exercido atividade formal por no mínimo 30 dias durante o ano de 2022, com o salário médio mensal de até dois salários mínimos.

Além disso, é fundamental que as informações tenham sido devidamente registradas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Para saber mais sobre o calendário de pagamento do Abono Salarial da Caixa, acesse o site.

Veja também:

Cerca de 25 milhões de trabalhadores vão receber abono salarial a partir do dia 15

Para esclarecer dúvidas sobre o processamento das informações sociais do trabalhador, é possível acessar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho, como o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o Portal Gov.br. A Caixa também disponibiliza a consulta às informações de pagamento através do Portal Cidadão.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com