Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Câmara define ministro do Tribunal de Contas da União

Indicação do deputado para o Tribunal de Contas da União pela Câmara ainda deve receber análise do Senado Federal

A Câmara dos Deputados definiu, nesta quinta-feira (2), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) venceu a disputa pelo cargo com 239 dos 493 votos. A indicação segue para o Senado Federal.

A votação ocorreu entre Jonathan Jesus, Soraya Santos (PL-RJ), que recebeu 75 votos e Fábio Ramalho (MDB-MG), que ficou com 174 votos. Outros cinco deputados votaram em branco. 

Arthur Lira indicou Jonathan de Jesus para o Tribunal de Contas da União

Jonathan de Jesus contou com o apoio do deputado federal e presidente da Câmara reeleito em votação recorde, Arthur Lira (PP-AL). A indicação faz parte de um acordo de Lira com o presidente do Partido Republicanos, Marcos Pereira. A votação para ministro do Tribunal de Contas foi a primeira a ser convocada por Lira após a reeleição, nesta quarta-feira (1º). 

O deputado federal escolhido pela Câmara para assumir o TCU enfrentou resistências dentro do próprio Tribunal e nos bastidores da Casa, conforme informação divulgada pela Folha de S.Paulo. Isso porque Lira havia prometido indicar a deputada Soraya Santos e o deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

A eleição do TCU estava prevista para ocorrer em agosto de 2022, contudo, Lira decidiu pela prorrogação das votações para depois da escolha da Mesa Diretora da Câmara. 

Quem é Jhonatan de Jesus?

Jhonatan Jesus é médico e atua em seu quarto mandato como deputado federal. Atualmente no partido Republicanos, Jhonatan substituirá a ministra Ana Arraes, que saiu do posto em julho de 2022. Contudo, a indicação do deputado para o Tribunal de Contas da União pela Câmara ainda deve receber análise do Senado Federal. Em discurso após a vitória, Jhonatan afirmou: “Serei a voz da Câmara no Tribunal de Contas da União. A nossa missão é reaproximar o Parlamento Brasileiro do TCU”.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com