Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Campanha do Governo vai ajudar consumidor a identificar golpes virtuais

No Brasil, a cada 6 segundos, uma nova tentativa de golpe acontece.

0

A cada dia que passa se tornam mais frequentes na internet ações que roubam os dados bancários dos internautas. Dessa forma, os criminosos realizam golpes financeiros com a vítima, e causam vários prejuízos. De acordo com o dfndr lab, da PSafe, apenas no 1º semestre de 2021, o Brasil registrou mais de 2,3 milhões de ameaças do tipo. Assim, a cada 6 segundos, uma nova tentativa de golpe acontece.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, a maior parte dos golpes costumam ocorrer através de mensagens de SMS. Nelas, os criminosos se passam por agentes bancários, e pedem a confirmação de dados para bloquear uma compra não autorizada. Além disso, é comum o golpe através de notificações maliciosas, que falam sobre falsas atualizações que podem bloquear contas.

Simoni alerta que “A vítima, aflita e com medo de estar sofrendo uma fraude é convencida a informar dados sensíveis que serão utilizados nos golpes”. Os riscos à segurança financeira dos brasileiros aumentam a cada dia, ainda mais em 2021. É dito isso, pois mais de 100 milhões de contas de celulares chegaram ao mercado cibercriminoso. Diante disso, uma campanha do Governo busca ajudar o consumidor e identificar os golpes virtuais, e assim, fugir de problemas. 

Conheça 6 SUPER DICAS para não cair em golpes no iFood

Seja membro

Campanha do Governo vai ajudar consumidor a identificar golpes virtuais

Nesta quarta-feira (11), o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma nova campanha. O objetivo é auxiliar o cidadão brasileiro a identificar as tentativas de golpes virtuais. Com o slogan “Proteja seus dados. Não compartilhe”, a campanha deve ocorrer de forma online, através das redes sociais do ministério. 

A campanha vai alertar os consumidores sobre os golpes que os criminosos aplicam em ambientes virtuais. A estimativa é que essa campanha dure 30 dias. Em suma, O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e a plataforma consumidor.gov.br, constataram dados graves. De janeiro a julho de 2021, o número de dados pessoais ou financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem permissão, mais que dobrou. 

De acordo com o Ministério, “Foram 47.413 reclamações [de golpes] em 2021, enquanto em 2020 foram 21.310. O número do primeiro semestre deste ano, inclusive, já supera o total de registros em 2020, que foi de 44.750”. Por fim, a campanha sobre os golpes tem o apoio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pixel-Shot / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.