Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça 6 SUPER DICAS para não cair em golpes no iFood

Os apps de entrega registraram um grande aumento em sua base de clientes, assim como de novos golpes.

Diante da pandemia, os aplicativos de entrega como o iFood, o Rappi e o Uber Eats, registraram um grande aumento em sua base de clientes. Paralelo ao interesse pelas entregas de comida, cresceu também o aumento de novos golpes em cima desses apps. Diante disso, para evitar entrar para estatística de vítimas dos golpes, confira abaixo 6 super dicas para não cair em golpes do iFood. 

5 golpes que podem aumentar com o início do Open Banking

6 SUPER DICAS para não cair em golpes no iFood

Em suma, confira abaixo as dicas para não cair em golpes:

1 – Pague diretamente no app

O melhor jeito de evitar ser vítima de golpes é pagar diretamente pelo app, seja no débito ou no crédito. Porém, se o estabelecimento não fornecer essa opção, prefira pagar o entregador com dinheiro. Em suma, ao pagar pelo app, você evita que manuseiem o seu cartão, e o usem em atividades ilegais. Além disso, não pague adicionais fora do aplicativo. 

2 – Tome cuidado com as maquininhas

Se você decidir pagar na entrega, é necessário tomar alguns cuidados. Veja se o valor mostrado na maquininha condiz com o valor da nota fiscal. Além disso, nunca digite sua senha em aparelhos com o visor quebrado, ou com algum elemento não legível. Repare se não há ninguém olhando as informações do seu cartão, e quando você digita a sua senha. Em suma, em alguns golpes, o criminoso tenta gravar os detalhes com o celular. Esteja sempre atento com a sua privacidade. 

3 – Desconfie de ofertas muito boas

Para conquistar clientes, muitos lojistas apostam em descontos que mexem mais com a curiosidade, do que no bolso. Entretanto, no caso de ofertas boas demais, fique atento aos possíveis golpes. Por isso, sempre leia as avaliações dos outros clientes, bem como procure pelo nome do estabelecimento para verificar se ele é confiável. 

4 – Mantenha as comunicações no app

Todos os grandes apps do mercado tem um sistema de chat interno, no qual você pode se comunicar tanto com o restaurante quanto com o entregador. Desconfie se a comunicação ocorrer por outros meios. Há golpes muito comuns que usam mensagens no WhatsApp, por exemplo. Em suma, manter a comunicação dentro do app do iFood garante a sua segurança. 

5 – Não compartilhe os seus dados pessoais

Quando você realiza um pedido, o restaurante só pode pedir os dados adicionais de acordo com o que o app de entrega pede. Ou seja, um entregador pedir, por exemplo, maiores informações por não localizar o endereço é permitido. Entretanto, se ele pedir os seus dados, como o CPF e o cartão de crédito, não forneça. A única informação que o app pode pedir após confirmar o pedido, é o código de segurança, que o entregador precisa, para confirmar a entrega do pedido para a pessoa certa. 

6 – Desconfie de histórias mal contadas

Por fim, mesmo que você pague pelo app, os criminosos podem tentar convencer você de que ocorreu algo errado e é necessário fazer um novo pagamento. Entretanto, não acredite nisso! Também desconfie se ouvir o som de confirmação da máquina de cartão, e o entregador afirmar que ocorreu um erro, e que é preciso passar o cartão de novo. Em suma, quase todos os golpes têm em comum uma história mal contada. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: