Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal pode cancelar 1 milhão de CPFs

0
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil já iniciou operação de integridade e apurações de fraudes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Assim, a estimativa é de que mais de um milhão de CPFs sejam cancelados.

A apuração será feita por conta da Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais (Cocad), que usará sua base de dados para suspender os CPFs de brasileiros que podem ter morrido. Confira, a seguir, como vai funcionar o cancelamento de CPF pela Receita Federal.

É provável que você também goste:

Caixa permite pagamento parcial de Crédito Imobiliário

Auxílio emergencial: Confira as datas de pagamento das últimas parcelas 

10 formas COMPROVADAS para ganhar dinheiro na internet

Como funciona o cancelamento do CPF pela Receita Federal?

Como já explicamos, a ação realizada pela Receita Federal já começou e terá várias etapas, organizadas em lotes mensais. Assim, a Receita busca verificar 1.007.965 documentos em busca de CPFS inválidos. A expectativa é que, já no primeiro lote, mais de 100 mil documentos sejam suspensos. Com a ação, o objetivo é que o CPF de um brasileiro que já faleceu não seja usado por terceiros para cometer crimes tributários e outras irregularidades. O que se tornou muito comum nos últimos temos.

Assim, será possível qualificar a identificação da pessoa e, por consequência, melhorar a eficiência de políticas públicas que fazem uso de informações do CPF. Um exemplo desse problema foi verificado com o Auxílio Emergencial. Nesse caso, muitas pessoas que receberam o benefício já haviam falecido.

CPF cancelado indevidamente? Saiba o que fazer

Entretanto, se alguém tiver o CPF cancelado com a operação e desejar contestar a suspensão e regularizar a situação, deve entrar em contato com a Receita Federal. Nesse caso, os canais de atendimento podem ser conferidos no site oficial. Assim, você pode ter acesso ao centro virtual de atendimento, ao chat da Receita Federal, a um atendimento presencial e atendimento via e-mail, todos disponíveis na página.

Receita Federal envia cartas para quem caiu na malha fina

Um total de 334.338 contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física que possuem a declaração retida na malha fina receberão cartas da Receita Federal. Dessa forma, se você receber a carta, pode verificar as pendências no processamento da declaração e fazer as correções. A receita enviou as últimas cartas no início do mês de novembro.

E então, gostou da notícia?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

 

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...