Cancelamento geral de cartões pode afetar milhões de brasileiros; entenda
Entenda como o cancelamento de cartões pode impactar a economia brasileira. Leia para saber mais detalhes da mudança.
Durante a teleconferência de resultados do 3º trimestre, divulgada na última terça (07), Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú, alertou sobre um possível impacto econômico negativo bilionário. Isso se deve à proposta de estabelecer um teto para os juros do rotativo do cartão de crédito.
Segundo Maluhy, a medida pode resultar na retirada de diversos consumidores do mercado. O CEO afirmou que se a taxa de juros for de 8%, será necessário um corte. Uma medida que deve ser adotada pelo país como um todo.
Ele prevê que sessenta milhões de cartões de crédito precisarão ser descartados. Isso resultará em um impacto de R$ 350 bilhões na economia, pois esses consumidores não estarão mais no mercado
Exclusão do sistema financeiro
Maluhy defendeu que a questão do rotativo está envolta em uma narrativa muito perigosa, pois essa questão está sendo tratada de forma muito mais política do que técnica. Ele também alertou que, se não houver uma resolução em 90 dias, como prevê a lei aprovada no Congresso, a adoção automática do teto não resolverá o problema.

Para o CEO as taxas vão diminuir, mas essa ação não resolve nenhuma ação pendente de hoje. Portanto, é crucial que se busque uma solução equilibrada que proteja os consumidores sem prejudicar a economia como um todo.
Veja também:
Cartão do Itaú tem isenção de taxa confirmada
Posição de outro bancos sobre a taxa de juros
A posição dos bancos brasileiros sobre a questão do teto de juros para o rotativo do cartão de crédito é variada. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) expressou descontentamento com a ideia de estabelecer um limite para os juros rotativos, argumentando que tal restrição poderia tornar os cartões de crédito inviáveis.
Além disso, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu de 433,3% ao ano, em março, para 447,5% ao ano em abril, segundo o Banco Central.
Ademais, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que propõe a criação de um limite aos juros rotativos do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual é de 445,7%. Portanto, a questão do teto de juros para o rotativo do cartão de crédito é um tema complexo e controverso. O mesmo apresenta diferentes partes interessadas expressando diferentes pontos de vista.
Imagem: Theethawat Bootmata/shutterstock.com