Ninguém imagina passar por esta situação algum dia. Imagine o fato de ter que pagar um empréstimo sem ao menos tê-lo solicitado? Cada vez acontecem casos de fraudes em benefícios do INSS com mais frequência, e você precisa se prevenir e saber como agir em uma situação complicada como essas. Portanto, se você é aposentado ou pensionista, saiba como o que fazer e cancelar um empréstimo consignado do INSS em caso de fraude.

Leia também:

A antecipação de Imposto de Renda é sem consulta ao SPC e Serasa?

Reforma da Previdência: aposentados das estatais poderão ser demitidos sem a multa dos 40%

Como cancelar um empréstimo consignado do INSS em caso de fraude?

Primeiramente, saiba que o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas automaticamente do seu salário ou benefício. Por isso, é uma excelente opção para obter crédito a uma baixa taxa de juros.

Entretanto, conforme a disseminação da modalidade e a facilidade, aposentados e pensionistas podem cair em fraudes, e precisam estar atentos a qualquer suspeita. O público é um dos principais alvos de fraudes relacionadas ao empréstimo consignado do INSS.

Como os idosos normalmente recebem o benefício diretamente no caixa eletrônico ou nos caixas do bancos, não costumam acompanhar as movimentações no seu extrato, e por isso eles possuem maiores dificuldades em perceber que estão acontecendo descontos no seu benefício. Portanto, até mesmo se um aposentado ou pensionista for fazer um empréstimo nessa modalidade, deve ter atenção redobrada. Ou seja, sempre se protegendo de fraudes no empréstimo consignado.

Como evitar cair em uma fraude em empréstimo consignado do INSS?

Primeiramente, ao tomar certos cuidados, é bem mais difícil de cair no golpe. Lembre-se que existem vários tipos de fraudes. Dentre elas, podemos destacar a falsificação de documentos ou de assinaturas, ou a assinatura de contratos de abertura de crédito em branco.

Alguns cuidados que podem ser adotados envolvem:

  • Ler com cautela e bastante atenção quaisquer documentos que tenha que assinar. Confira se as informações coincidem exatamente com o proposto, e em caso de irregularidades, desconfie.
  • Jamais assine um contrato em branco. Ademais, não entregue os seus documentos pessoais e principalmente o seu cartão e senha para terceiros.

Se você realmente não pretende fazer nenhum empréstimo consignado no curto prazo, uma boa dica é solicitar o bloqueio do crédito consignado no INSS. Isso pode ser feito comparecendo pessoalmente em uma agência do INSS, para evitar a ocorrência de fraudes.

Como cancelar um empréstimo consignado do INSS em caso de fraude?

Infelizmente, se você já caiu no golpe, não temos mais como prevenir. Ao perceber quaisquer irregularidades no seu benefício, o próprio INSS orienta que o beneficiário registre uma reclamação que pode ser feita de duas maneiras.

  1. Uma delas é ligando para a Central de Atendimento 135.
  2. Pela internet, através do Portal da Ouvidoria Geral da Previdência Social, solicitando o cancelamento do contrato de empréstimo consignado.

Logo após o recebimento da reclamação pela Diretoria de Benefícios, as instituições financeiras tinham um prazo de até 10 dias úteis para resposta. Posteriormente, em caso de comprovação da irregularidade, o valor deveria ser ressarcido em até 2 dias úteis.

Contudo, existe uma resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 9/2018. Ela prevê que o INSS prevê que a cobrança de empréstimo consignado seja imediatamente suspensa se o segurado fizer uma queixa sobre o valor descontado no benefício. Ou seja, se for constatada irregularidade no consignado, a instituição financeira tem de extinguir o empréstimo e devolver os valores cobrados indevidamente. Mas se não houver problema, os descontos serão retomados, mantendo-se o contrato na forma original.

Como fazer um empréstimo com segurança na internet

Uma excelente opção e que recomendamos aos nossos leitores é a fintech Bom Pra Crédito. Através de um cadastro no site, você é conectado a dezenas de parceiros da fintech, e pode escolher a proposta mais atrativa, de acordo com o seu perfil, com muita segurança.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.