Você pagou por algum produto ou serviço e quer cancelar a compra e está com dificuldades? O Nubank ajuda nessa tarefa por meio do próprio aplicativo. Contudo, existem algumas regras para solicitar o estorno. Confira estas regras, e saiba como cancelar uma compra no cartão de crédito Nubank aqui neste artigo.

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O Nubank não pode cancelar uma compra

Primeiramente, o Nubank, como um meio de pagamento não tem autonomia para cancelar ou estornar nenhum valor. Ou seja, esse cancelamento é feito somente pelo estabelecimento.

O que você pode fazer é solicitar um acordo com o estabelecimento, solicitando o estorno ou o cancelamento desta compra. Com isso, é possível agilizar o processo, considerando que o consumidor possua algum comprovante que tenha dados como: nome do estabelecimento, valor a ser estornado e prazo para isso.

Portanto, basta anexar a um pedido de contestação diretamente no aplicativo. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Toque na compra para acessar os detalhes;
  • Selecione Reportar;
  • Escolha o motivo pelo qual você deseja contestar a transação;
  • Caso seja necessário, anexe os documentos solicitados e escreva exatamente o que aconteceu;
  • Conteste a compra.

Por lei, o consumidor tem o direito de cancelar uma compra nas seguintes situações:

  • Quando o produto ou serviço tenha algum defeito e não seja reparado em até 30 dias;
  • Quando a quantidade recebida seja diferente do conteúdo descrito da embalagem;
  • Quando a oferta anunciada não seja cumprida, como o prazo de entrega, por exemplo.

Entretanto, como falamos anteriormente, é o próprio estabelecimento que deve efetuar a devolução do valor. Todavia, se o estabelecimento não colaborar ou ainda se recusar, o cliente deve entrar em contato com a operadora de cartão de crédito.

Como funciona o processo de estorno?

De acordo com informações extraídas diretamente do blog do Nubank, o processo de estorno funciona da seguinte forma:

  • O cliente faz o pedido de estorno para o estabelecimento comercial onde a compra foi realizada.
  • O estabelecimento checa as políticas de devolução.
  • Se tudo der certo, o valor reembolsado segue para o adquirente da transação (a maquininha na qual você utilizou o seu cartão);
  • O adquirente envia para a bandeira, que valida a informação e manda o “ok” para a operadora do cartão.
  • Por fim, a operadora pode devolver o dinheiro da compra cancelada.

Se o estabelecimento não concorda com o estorno ou não ajuda o cliente, é preciso acionar a operadora do cartão de crédito.

Nesse caso, abre-se uma disputa – e a operadora ajuda a enviar documentos para o adquirente (como fotos do produto ou comprovantes de atraso na entrega, por exemplo) que justifiquem o pedido.

Por fim, se ainda tiver dúvidas sobre como funciona esse processo, entre em contato com o Nubank. É possível falar diretamente pelo chat ou pelo telefone 0800 591 2117.

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