Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Venda de carros usados cresce quase 50% e preços aumentam 20%

Escalada de preços é a maior ocorrida desde os anos 1980

0

Em 2021, as negociações de carros usados tiveram uma alta considerável, ocupando o espaço que antes eram dos modelos novos. Assim, com a demanda em alta, também houve uma escalada de preços que não se via desde os anos 1980. Em alguns casos, a valorização foi de mais de 20% em um ano. Para efeito de comparação, em um cenário considerável o normal, o automóvel perde entre 15% a 20% do seu valor após um ano de uso.

Venda de carros usados cresce quase 50% e preços aumentam 20%

Dessa forma, embora o segmento também já registre falta de produtos, as vendas até agosto atingiram seu recorde. Ao todo, foram 7,59 milhões de automóveis e comerciais leves negociados. O número é 48,8% superior ao de 2020, um dos anos mais fracos para o setor por conta da pandemia. Por outro lado, os dados estão 6,6% acima dos 7,12 milhões de usados vendidos em igual período de 2019, até então o melhor da história. Os dados são da Fenabrave.

Com isso, a relação entre a venda de carros usados e novos está no ponto máximo da série histórica, realizada desde julho de 2004. Ou seja, para cada automóvel zero vendido no ano, foram comercializados 6,5 usados. Esse é o maior nível desde o verificado na crise de 2015 e 2016, quando ficou em 5,5.

“Em períodos de crise é normal essa métrica subir, mas dessa vez a massa salarial foi preservada pelos estímulos (do governo) e as vendas cresceram em parte por causa da demanda, e em parte por causa da falta dos novos”, afirmou Renan Bassoli Diniz, economista do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos do Bradesco.

Por fim, vale dizer que o preço de carros novos também subiu ao longo deste ano. De acordo com o IPCA, índice que mede a inflação dos preços ao consumidor, carros zero acumulam alta de 9,8% nos 12 meses encerrados em agosto. Enquanto isso, veículos usados tiveram uma alta 12,5%.

Neste ano, os preços dos dez carros mais vendidos neste ano partem de R$ 49 3 mil (Renault Kwid) e vão até R$ 187,2 mil (Jeep Compass). Na média, a lista atual tem valores 189,6% superiores na comparação com a de 2011.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.