Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão Cidadão pode ser feito pela internet?

0

O Cartão Cidadão surgiu de uma parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal. Esse cartão é direcionado para as pessoas que recebem algum benefício social, mas não possuem conta na Caixa. 

Devido à unificação de contas funcionais de beneficiários, é possível usar o Cartão Cidadão para sacar diferentes benefícios sociais, como Auxílio Brasil, PIS, FGTS, Abono Salarial e Seguro-desemprego. 

Vale ressaltar que apenas pessoas que possuem direito a algum benefício podem solicitar o Cartão Cidadão. Contudo, uma das vantagens é que clientes que possuem conta ativa na Caixa não precisam solicitar o cartão. Afinal, o valor será creditado diretamente na conta.

É provável que você também goste:

Clientes Caixa Tem podem antecipar saque do FGTS; veja como

Simule a contratação de empréstimo de até R$ 1 mil pelo Caixa Tem

Câmara aprova auxílio permanente de R$ 1.200

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Por conta da pandemia, a Caixa suspendeu a solicitação do cartão nas agências. Por isso, é recomendável verificar a disponibilidade do atendimento presencial. Para solicitar presencialmente, é preciso ter os seguintes documentos em mãos:

  • Documento oficial com foto;
  • Número do NIS, NIT, PIS/PASEP;
  • Comprovante de residência atual.

Caso queira solicitar por telefone, basta ligar para o 0800-726-0207. Tenha em mãos o RG e o número do NIS, NIT e PIS/PASEP. O Cartão Cidadão chegará em sua casa em torno de 20 a 30 dias depois do pedido. Ambos os métodos de solicitação são gratuitos. 

Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão?

A senha do cartão pode ser criada numa Lotérica Caixa ou numa agência da instituição. Para cadastrá-la na lotérica, basta ligar para o 0800-726-0207 e selecionar a opção “Cadastro de Senha”. Em seguida, vá a uma unidade mais próxima com o Cartão Cidadão e um documento com foto. 

Para criar a senha numa agência bancária Caixa, é preciso comparecer ao local com um documento oficial apenas. Não é necessário apresentar o Cartão Cidadão. No entanto, como explicado no site da Caixa, serão aceitos documentos de identificação como: 

  • RG;
  • Carteira profissional (OAB, CRM, COREN, etc);
  • CNH (física ou digital);
  • Passaporte;
  • CTPS (Carteira de Trabalho);
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros.

Para consultar saldo e informações sobre o Cartão Cidadão, ligue para o 0800-726-0207 mencionado anteriormente; ou, se preferir, acesse o site da Caixa e informe o CPF, NIS ou e-mail e senha cadastrada previamente. 

Caso não possua cadastro, clique em “Cadastrar/Esqueci a senha” e preencha seus dados.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -