Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito cancelado ou bloqueado? Veja os 10 principais motivos!

Imagine a situação: você vai fazer uma compra, e o lojista informa que o seu cartão de crédito não passou. E o pior, você imaginava que tinha saldo disponível para as suas compras. Primeiramente, não se desespere. Entenda os principais motivos de ter o seu cartão de crédito cancelado ou bloqueado pela instituição.

Aqui neste post, vamos elencar os principais motivos disso acontecer. É importantíssimo saber as causas, para que você possa resolver a situação o mais rápido possível. Boa leitura!

1º Motivo: o cartão não foi desbloqueado

Logo que você receber o seu cartão, é importante desbloqueá-lo para poder utilizar. Naturalmente, muita gente esquece deste pequeno, mas importante, detalhe. Preste atenção ao receber o seu cartão pelos Correios. Normalmente, ele virá com um adesivo com essas informações.

Portanto, para resolver este problema, vá até um caixa eletrônico, aplicativo ou acesse seu internet banking para verificar se precisa desbloquear o seu cartão de crédito, procurando pela seção “desbloqueio de cartões”.

2º Motivo: data de vencimento expirou

Você precisa saber a data de vencimento do seu cartão de crédito para evitar eventuais imprevistos. Acontece que quando ele expirar a data de validade, você não conseguirá mais utilizá-lo. Por isso, pode aparecer um aviso no caixa eletrônico que ele está vencido.

As instituições financeiras costumam enviar automaticamente um novo cartão para o seu endereço cadastrado pouco antes de vencer. Entretanto, se isso não acontecer, procure pelos canais de atendimento, como o chat para cartões de crédito digitais ou a sua agência física, caso seja este o caso.

3º Motivo: errar a senha

Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Digamos que você esqueça da senha e erre na digitação por algumas vezes. Por medida de segurança, ele será bloqueado, e você não conseguirá utilizá-lo nas suas compras.

Para resolver este problema, entre diretamente em contato com a central de atendimento e tente cadastrar uma nova senha.

4º Motivo: suspeita de fraude

Se você efetuar uma compra em um local muito distante, pode acontecer uma suspeita de fraude. Ou seja, sempre que acontecer uma atividade suspeita, o cartão poderá ser bloqueado. Por exemplo, uma compra com valor muito acima do valor que você costuma pagar em um país distante.

Contudo, a instituição normalmente entrará em contato com você pelo telefone ou através de mensagem. Isso, para evitar qualquer tipo de constrangimento que você possa passar.

Para resolver, entre em contato com a sua instituição financeira, ou através do aplicativo. Antes de efetuar uma compra com valor alto, informe-se se há a necessidade de informar o seu banco.

5º Motivo: compras de baixo valor

Por incrível que pareça, até compras de baixo valor podem impactar no bloqueio do seu cartão de crédito. Isso acontece porque fraudadores costumam efetuar até quatro pagamentos consecutivos de baixo valor para saber se determinado cartão está ativo.

Por fim, acontece da instituição financeira entrar em contato com o cliente para saber se as transações foram originadas por ele ou não.

6º Motivo: atraso no pagamento

Se você atrasou o pagamento da sua fatura, pode acontecer de ter seu cartão de crédito cancelado ou bloqueado. Entretanto, isso não pode acontecer inadvertidamente, e a instituição financeira deverá entrar em contato antes de mais nada.

7º Motivo: não pagamento da fatura

Se acontecer de não pagar a sua fatura, o seu cartão poderá ser bloqueado até que esteja em dia. Caso esteja inadimplente com o banco, você pode ter o seu cartão de crédito e outras linhas de crédito bloqueadas, até que você coloque em dia o pagamento.

Além disso, você pode ter o seu nome registrado no SPC e no Serasa. Portanto, a única solução neste caso é entrar em contato com a instituição financeira e procurar um financiamento da sua fatura, ou oferecer uma proposta de parcelamento.

8º Motivo: erros na fatura

É muito raro de acontecer, mas obviamente que pode. Pode acontecer do próprio consumidor registrar uma reclamação por erros na fatura, e o cartão é bloqueado por solicitação dele mesmo.

Acontece, que algumas vezes podemos esquecer que o cartão não poderá ser utilizado, e tente utilizá-lo mesmo assim. Solução: tente conversar com o seu banco e verifique a possibilidade de resolução da pendência o mais brevemente possível.

9º Motivo: Encerramento de conta pelo titular

Caso o seu cartão de crédito seja como dependente, pode acontecer do titular ter encerrado a conta sem você saber.

Caso isso seja feito, os cartões dos dependentes são bloqueados ao mesmo tempo, obviamente, e as informações que constam no internet banking são mantidas. Portanto, entre em contato com o titular, para saber se tem algo errado.

10º Motivo: manutenção no sistema

Isso realmente pode acontecer. O banco inadvertidamente resolver suspender os cartões de crédito para uma eventual manutenção no sistema, ou ele simplesmente saiu fora do ar. Recentemente aconteceu com clientes da Caixa e do Itaú, quando as atividades do internet banking ficaram suspensas, e os cartões não funcionavam nas funções crédito ou débito.

Posso processar o banco por cancelar o meu cartão

Depende da situação em que o banco cancelou o seu cartão. Em geral, um banco pode cancelar um cartão de crédito se houver motivos justificáveis, como atraso no pagamento da fatura, uso indevido do cartão, suspeita de fraude, entre outros.

No entanto, se o banco cancelou o seu cartão sem motivo aparente ou sem notificá-lo previamente, você pode ter o direito de entrar com uma ação judicial por danos morais e materiais.

Antes de tomar qualquer medida, é importante tentar resolver a situação com o banco por meio do atendimento ao cliente, procurando esclarecimentos sobre o motivo do cancelamento e buscando uma solução para o problema.

Se não houver uma solução satisfatória, você pode buscar a ajuda de um advogado especializado em direito do consumidor para avaliar o caso e orientá-lo sobre as medidas legais que podem ser tomadas.

Aviso prévio do cancelamento

Antes de mais nada, é importante descobrir o que de fato aconteceu com o seu cartão de crédito cancelado ou bloqueado.

Exceto em situação de inadimplência com a instituição, em todos os casos os bancos ou administradoras de cartões de crédito devem entrar em contato com o cliente antes de bloquear ou cancelar o cartão.

Portanto, em casos de indisponibilidade, e se isso gerar eventuais constrangimentos, o consumidor pode e deve registrar uma queixa no Procon da sua cidade, no Ministério Público local, no próprio Banco Central do Brasil, ou ainda entrar com uma ação judicial lutando por danos morais.

Imagem: Yulia Grigoryeva/shutterstock.com