Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

7 dicas para não estourar o limite do cartão e escapar do SPC

Está com problemas em ter controle financeiro? Confira 7 dicas para não estourar o limite do seu cartão de crédito e escapar do SPC

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Saber administrar gastos no seu cartão de crédito é uma das formas mais conhecidas de controle de gastos. Contudo, ela não é a única. O consumo consciente é só uma das diversas formas de conquistar uma estabilidade financeira, partindo desde um planejamento financeiro até a negociação de débitos antigos. 

7 dicas para não estourar o limite do cartão de crédito

Então, para entender mais sobre o assunto, confira a seguir 7 dicas para não estourar seu limite do cartão.

1. Faça um bom planejamento financeiro

Atualmente, existem muitas ofertas de crédito disponíveis no mercado, o que pode se tornar um problema caso você peça muitos cartões de crédito ou faça empréstimos sempre que puder. Nesse sentido, um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para garantir que os gastos fiquem dentro da janela estabelecida para aquele mês.

2. Anote todos os seus gastos

Criar o costume de anotar todas as compras feitas no cartão de crédito é uma ótima forma de não perder o controle da sua fatura no final do mês. Isso também permite que você tenha maior consciência dos seus gastos, e repense mais na hora de comprar algo supérfluo. Hoje em dia existem aplicativos que facilitam esse processo, mas você também pode investir em planilhas ou mesmo um caderno.

3. Esqueça a grande quantidade de cartões de crédito

O ideal é que você tenha apenas um cartão de crédito. No máximo um cartão de crédito backup para situações em que precisa de um maior limite. Muito crédito disponível dá a você uma falsa sensação de poder de compra.

4. Cuidado com limites altos

A regra é simples: quanto mais alto for o limite do seu cartão de crédito, maior será o risco de perder o controle dos gastos. Portanto, é importante que seu limite esteja de acordo com sua renda. É preciso também estabelecer um limite do quanto seria ideal gastar por mês, e não passar disso.

5. Não tenha medo de negociar a anuidade 

Atualmente, existem diversas opções de cartão de crédito sem anuidade. Assim, se o seu cartão ainda cobrar essas taxas, não tenha medo de negociar os valores ou encontrar uma opção mais vantajosa para você.

6. Procure pagar sempre o valor total da fatura

Evite ao máximo fazer o pagamento mínimo da fatura. Sempre procure pagar o valor total. Isso porque se você não fizer isso, entrará para o crédito rotativo do banco, que cobra juros bem altos. Então, se puder evitar essa prática, evite.

7. Evite acumular parcelas

Parcelar suas compras no cartão pode ser uma ótima facilidade, mas não demora muito para se tornar um problema. Se puder, deixe para optar pelas compras a prazo apenas em situações em que não é mesmo possível pagar à vista. Muitas parcelas podem fazer com que você já comece o mês com um valor bem alto em sua fatura. No seu planejamento, busque anotar o valor total das parcelas nos próximos meses.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Perfect Angle Images / shutterstock.com