Nubank faz alerta sobre importância do uso de senhas fortes

0

Ontem (dia 10/03/2020), o Nubank fez uma postagem no Facebook alertando sobre a importância do uso de senhas fortes. Na postagem, é mostrada uma imagem que, quando manipulada pelo usuário com o ponteiro do mouse, revela várias senhas comuns. Esse tipo de senha é muito perigoso, pois criminosos quando tentam acessar a conta de alguém normalmente chutam essas senhas.

É provável que você também goste:

Qual é o score ideal para ser aprovado no cartão de crédito Neon em 2020?

Truque para aposentados do INSS aumentarem valor da aposentadoria.

Meu INSS: agora MUITO mais simples e não exige senha para acompanhar benefício

Entre os exemplos de senhas fáceis apresentados na imagem e que você NÃO DEVE usar, estão: 123456789, iloveyou, abc123, qwerty, 123123, senh@, 111111, Admin, passw0rd e [sua data de aniversário]. Além disso, na mesma postagem, o Nubank incluiu um link no qual dá dicas importantes sobre como criar senhas fortes. Confira a seguir as principais dicas para evitar criar senhas fracas e fáceis de serem adivinhadas por criminosos.

1- Não anote suas senhas

Antes de mais nada, JAMAIS anote suas senhas. Sabemos que com o excesso de informação que nos rodeia, muitas vezes a nossa memória falha. No entanto, não é recomendado anotar senhas, e pior ainda e anotar a senha em um papel junto ao cartão de crédito. Afinal, qualquer pessoa que encontrar a anotação poderá acessar sua conta.

O mais recomendado é que você crie uma senha complexa, que pode parecer estranha para outras pessoas, mas que faça sentido para você. Dessa forma, você terá mais facilidade para memorizá-la e outras pessoas dificilmente adivinharão a sua senha.

2- Evite datas ou palavras simples

Colocar uma data como senha, por exemplo, a sua data de nascimento, é algo muito arriscado. Afinal, qualquer pessoa que saiba a sua data de nascimento, seja por te conhecer ou por ter roubado algum documento seu, poderá testar essa senha. Além disso, palavras simples, como “família”, “dinheiro” etc, podem facilmente ser adivinhadas.

3- Não forneça sua senha em links enviados

Se alguém te passar algum link de site de banco no qual você pode acessar sua conta, não informe sua senha. O mais recomendado é entrar diretamente no site em uma página separada (ou pelo próprio aplicativo oficial do banco) e informar sua senha lá.

4- Frases inteiras são melhores do que substituições numéricas

Muita gente costuma criar uma senha simples, trocando apenas algumas letras por números. Por exemplo, a pessoa se chama Aline Nunes e cria a senha Al1n3 Nun35. Esse tipo de senha, alterando algumas letras por números com formato similar ao da letra, já está muito batido, portanto não é recomendável. O mais recomendado é que a sua senha seja um conjunto de números e palavras que faça sentido somente para você.

5- Não use a mesma senha para várias contas diferentes

Por fim, caso você tenha mais de uma conta bancária, não use a mesma senha para todas as contas. Afinal, caso alguém descubra uma delas, poderá deduzir que você usa a mesma senha nas outras contas e acessá-las também.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Vitalii Vodolazskyi, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar