Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito: entenda o peso da dívida para a população americana

Saiba mais informações sobre o impacto das dívidas de cartão de crédito para as famílias americanas e o que isso influencia na política!

Desde que Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 2020, as despesas com cartão de crédito dos consumidores norte-americanos sofreram um aumento significativo. Logo, elas chegaram a quase 50% a mais em comparação com o período anterior.

Este cenário, por sua vez, tem contribuído para uma pressão adicional sobre o orçamento das famílias americanas. Ainda, traz à tona um desafio crucial no contexto econômico atual, colocando em evidência os desafios que os cidadãos enfrentam para manter sua saúde financeira em dia. Continue a leitura!

Despesas com cartão de crédito aumentam nos EUA

Mulher com um cartão de crédito na mão analisando as tarifas de um contrato.
Imagem: Bacho / shutterstock.com

Este aumento da dívida com cartão de crédito não apenas impacta diretamente o dia a dia das famílias, mas também serve como combustível para debates políticos. Os republicanos têm apontado este cenário como uma crise no custo de vida, utilizando-o como argumento eleitoral e criticando a atual administração de Joe Biden, democrata, pela gestão econômica do país.

Diante deste panorama, surgem estratégias de redução de dívidas, educação financeira e políticas públicas focadas na estabilização econômica, por exemplo.

Vale destacar que os encargos e juros cobrados pelo cartão de crédito aumentaram em US$ 51 bilhões durante esse período, atingindo US$ 157 bilhões. Os dados foram fornecidos pelos bancos nos Estados Unidos à Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC), uma agência do governo dos EUA responsável por garantir os depósitos bancários.

Saiba mais informações sobre esse tipo de dívida

Ademais, a pandemia do Covid-19 teve um impacto profundo na economia global, levando a uma série de mudanças nas políticas monetárias e fiscais em muitos países, incluindo os Estados Unidos. A resposta à crise, embora necessária para estabilizar a economia, resultou em taxas de juros mais baixas para incentivar o consumo e o investimento.

Veja também:

Gasolina vai encarecer? Confira se o combustível pode subir

No entanto, com a retomada da atividade econômica, o aumento da demanda resultou em pressão inflacionária, que agora contribui para o aumento das despesas com cartão de crédito.

Imagem: Bacho / shutterstock.com