Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível ter um cartão de crédito mesmo estando negativado?

Ter um cartão de crédito mesmo estando negativado pode ser importante em um momento pontual, mas não ser uma regra. Entenda!

Muitas pessoas gostariam de saber se é possível ter um cartão de crédito mesmo estando negativado. Atualmente existem muitos brasileiros com o nome inscrito em algum cadastro de proteção ao crédito e isso dificulta o acesso ao plástico de pagamento, modo como também é chamado o cartão de crédito.

Este artigo mostra a você se isso realmente é possível. Continue a leitura e saiba de tudo agora mesmo!

É possível ter um cartão de crédito mesmo estando negativado?

Existe muita dúvida em relação a esse tema, pois ao mesmo tempo que há pessoas endividadas e com o “nome sujo”, elas também querem ter acesso a cartões de crédito. A grande questão é saber se isso é possível, pois estamos falando de uma concessão de crédito para alguém que não honrou suas dívidas no passado.

No entanto, por mais controverso que possa parecer, a resposta para essa questão é que sim, é possível ter acesso a um cartão de crédito mesmo estando negativado. No entanto, tudo que envolve esse tipo de liberação de cartão é diferente do pedido de alguém que não possui nenhuma restrição. E não poderia, afinal, deixar de ser diferente.

A possibilidade de ter um cartão de crédito mesmo estando negativa passará por fatores como a análise de crédito, por mais que o nome do solicitante esteja “sujo”. E essa análise é diferente para cada instituição, pois há aquelas que consultam órgãos de proteção ao crédito e outras não.

Há também que se considerar o cadastro positivo. Ele é um “cadastro do bem” que favorece quem está com o nome sujo, pois a pessoa pode registrar os pagamentos efetuados. Por fim, existe a ótima possibilidade de abrir uma conta em um banco físico e fazer movimentações, pois isso contribuirá para o desenvolvimento de um relacionamento.

Leia também:

Quais são as modalidades de cartão de crédito para quem está negativado?

Por incrível que pareça, existem diversas modalidades de cartão de crédito para quem está com o “nome sujo”. Alguns deles são mais burocráticos para se ter acesso, enquanto outros nem tanto. Há ainda aqueles que dão crédito apenas se algum valor for depositado. Isso quer dizer seja na forma de créditos, quer seja na forma de aplicação financeira.

Acompanhe a seguir uma explicação mais detalhada dos principais tipos de cartão de crédito disponíveis para quem está negativado. Confira.

Cartão de entrada

Um cartão de entrada é assim chamado porque tem uma série de limitações quando comparado aos cartões mais robustos do mercado, por assim dizer. Apesar de ser de entrada, é preciso atender a alguns critérios para consegui-lo, como a comprovação de renda.

Esse tipo de cartão é conhecido também por oferecer um limite inicial baixo. Além disso, seu conjunto de benefícios não é tão expressivo. Tudo isso pode ser esperado por alguém que esteja negativado. No entanto, pelo menos, já se trata de uma opção de cartão de crédito para inadimplentes disponível no mercado.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago tem mais facilidade de ser conseguido. Dessa forma, é uma boa indicação para negativados. Como o próprio nome diz, é preciso fazer uma “recarga” para poder utilizá-lo, o que facilita no momento da compra. Além disso, seu limite é expansível conforme o valor depositado.

Outra facilidade desse tipo de cartão é que em sua grande maioria eles não têm anuidade e não é preciso comprovar renda. Em contrapartida, pode ser que não seja possível parcelar compras. Além disso, o cartão físico tem um custo para ser emitido.

Cartão consignado

O cartão de crédito consignado talvez seja o cartão de mais fácil aprovação para negativados. A razão disso é que ele está atrelado a um recebimento de renda praticamente certo do solicitante. Ou seja, esse tipo de cartão é concedido para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e das forças armadas.

Geralmente, a aprovação se dá de maneira rápida, pois a mecânica de pagamento das faturas traz confiança para a instituição que concede o cartão. O valor das faturas são debitadas automaticamente da folha de pagamento. Desse montante, pode ser o total da fatura ou um percentual, como o pagamento mínimo. Tudo dependerá do cartão em questão.

Cartão com limite mediante aplicação financeira

Esse tipo de cartão de crédito se assemelha muito ao cartão pré-pago. No entanto, o dinheiro que concede o limite de crédito é direcionado a uma aplicação financeira. Assim, quanto mais dinheiro aplicado, maior é o limite disponível para compra.

Uma vez que a compra é efetuada, o limite fica retido até que as faturas sejam pagas. Dessa forma, a instituição assegura que não haverá falta de pagamento. Em contrapartida, oferece uma remuneração ao valor investido enquanto ele estiver depositado.

Vale a pena pedir um cartão de crédito estando negativado?

Esse talvez seja o questionamento mais importante de todo este artigo. A razão disso inicia-se pela negativação do nome de quem está interessado em pedir um novo cartão. Se o nome da pessoa está “sujo”, significa que existem débitos. Assim, pedir uma nova linha de crédito pode não ser a solução mais adequada.

É claro que essa afirmação pode não ser verdadeira em 100% dos casos, mas geralmente é o que acontece. Quem pede um cartão de crédito estando com o nome sujo pode querer comprar mais coisas até mesmo para satisfazer as necessidades básicas. Se este for o caso, é quase certo que a renda recebida está fortemente comprometida.

Nesses casos, pedir um cartão a mais pode resultar em um aumento da dívida e isso só tornaria a situação ainda pior. Uma das consequências poderia ser um superendividamento, o que pode trazer uma situação bastante incômoda. Então, o mais correto seria fazer uma análise bastante séria buscando quitar os débitos já existentes para depois pedir crédito.

Saber se é possível ter um cartão de crédito mesmo estando negativado pode ser importante em um momento pontual, mas talvez não seja a solução mais adequada para remediar uma situação de dívidas.

Portanto, o melhor a fazer é se concentrar em limpar o nome para então poder usufruir de créditos sem nenhum problema.

(Com Ronaldo Araújo)